ENTRETENIMENTO

Prefeitura de Sorocaba e Hospital do GPACI realizam capacitação de profissionais para prevenção e combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes – Agência de Notícias

A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cidadania (Secid), em parceria com o Hospital do GPACI (Grupo de Pesquisa e Assistência ao Câncer Infantil), ofereceu aos profissionais servidores uma capacitação, visando prepará-los continuamente para atuar na prevenção e no combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes.

O principal objetivo dessa ação é respaldar os responsáveis que fazem parte da rede de proteção e colaborar para o pensamento coletivo e crítico sobre as formas de resguardar, de maneira continuada e intensificada, crianças e adolescentes, focando no cumprimento dos seus direitos, com métodos cada vez mais eficientes.

Assim, a Secretaria da Cidadania, representada pela Divisão de Proteção Especial, contou com a participação do GPACI, instituição que faz o processo de Escuta Especializada nesses casos e que tem sido um grande parceiro do município. “O Poder Público tem buscado cumprir todas as suas funções em relação às demandas de prevenção e enfrentamento a essa problemática e, sempre que necessário, proporcionar os devido encaminhamentos”, destaca o secretário da Cidadania, Clayton Lustosa.

“A Cidadania acompanha os casos que chegam à Secretaria e dá todos os encaminhamentos devidos, sendo que o CREAS (Centro de Referência Especial em Assistência Social) é nossa referência. Nossas equipes estão sendo capacitadas e nosso planejamento é que essa iniciativa seja contínua, uma vez que nossa luta nesse campo é diária. Precisamos promover a dignidade dessas crianças e adolescentes e isso começa dentro da rede de proteção. Enfrentar e combater essa violência é obrigação de todos nós, como sociedade”, afirmou o chefe de Divisão da Proteção Especial da Secid, Luis Carlos da Silva.

“A Secretaria da Cidadania está na luta para que esse cenário doloroso das vítimas possa mudar, para que possamos proteger e conscientizar sobre esse debate, dentro da escola, dentro do CRAS (Centro de Referência em Assistência Social), dentro de casa, enfim, em todas as instâncias possíveis”, conclui o secretário da Secid.

A capacitação também fez referência ao Maio Laranja, campanha de âmbito nacional contra o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes. É uma ação que se intensifica, ainda mais, durante o mês de maio, buscando sensibilizar toda a população a respeito do assunto, porém, essa é uma discussão que permanece ao longo de todo o ano.

Fotos: Secid/Divulgação