Nem mesmo o frio da noite de sexta-feira (16) conseguiu atrapalhar o ânimo do público, que lotou o Ginásio Municipal de Esportes “Dr. Gualberto Moreira”, na Vila Hortência, para acompanhar as disputas finais das categorias Veterano e Principal, que integram o 64º Torneio Aberto de Futsal Cruzeiro do Sul, o Cruzeirão 2023.
O primeiro jogo realizado foi na categoria Veterano, tendo como vitorioso o time Clube de Campo Sorocaba / Cleber e Pavani Imóveis / Bar do Giba / Otik Mini Óculos / Orteca Contabilidade, que venceu na disputa com o KFC / Panorâmico / Dinâmico Contábil / Polaco / Polaco Parafusos / Wesley Gesso / Sonhar / Auto Vidros Ipanema / Rinodo Cetob / Sorocaba Tintas / RAF, pelo placar de 2 a 1. O time vencedor também consagrou o artilheiro do campeonato, Daniel Drasler, com seis gols, e teve a defesa menos vazada da competição, com o goleiro Bill, além de ficar com o destaque de Fair Play.
Finalizando o torneio, aconteceu a partida na categoria Principal, que teve como campeão o time Manchester Paulista / Zero Grau / CJA Sports / Resenha / Sol Brasil / Rony Park Estacionamento / Sola / Madá, que superou o Manchester Paulista / Enquadros/ CJA Sports / Sol Brasil / Rony Park Estacionamento / Resenha / Sola / Madá, com o resultado de 4 a 2. A artilharia ficou com o time vencedor, destacando o jogador Negão, autor de 13 gols. A equipe também comemorou como a menos vazada da competição, com os goleiros Ricardinho e Thiago, e coube ao vice-campeão, Manchester Paulista /Enquadros, o destaque de Fair Play.
Prestigiaram o evento o vice-prefeito de Sorocaba, Fernando Martins da Costa Neto, que representou o prefeito Rodrigo Manga na ocasião. O vice-prefeito tem um longo e vitorioso histórico esportivo. Ele mesmo foi campeão, por diversas vezes, nessa tradicional competição. Além dele, estiveram presentes o secretário de Esporte e Qualidade de Vida (Sequav), Vitor Mosca, o secretário de Relações Institucionais e Metropolitanas (Serim), Luiz Henrique Galvão, o secretário de Desenvolvimento Econômico e Turismo (Sedetur), Paulo Henrique Marcelo, o secretário de Segurança Urbana (Sesu), Alexandre Caixeiro, o Comandante da Guarda Civil Municipal (GCM), Davi Dutra, o conselheiro do Jornal Cruzeiro do Sul, Pedro Souza, o presidente do Conselho Administrativo da Fundação Ubaldino do Amaral (FUA), Hélio Sola Aro, e os vereadores Fernando Dini, Caio Oliveira e Fábio Simoa.
Antes das partidas, o público foi presenteado com um show de música sertaneja, dos cantores Dalmo e Douglas. A música empolgante proporcionou bons momentos e reforçou o clima de festa da competição.
O pontapé inicial da partida foi dado pelo garoto Gabriel Lunardeli, um exemplo de superação por ser uma pessoa com deficiência (PCD), ainda uma criança, que ama e participa dos esportes. Ele esteve acompanhado do seu pai, Paulo Lunardeli, e arrancou aplausos dos atletas e do público, ao dar o simbólico toque na bola.
“É uma alegria muito grande estar hoje, aqui, participando dessa competição, que é uma verdadeira festa do esporte. O Cruzeirão, eu acredito que seja a maior competição dessa modalidade no mundo. E o bom é a gente ver que o público se renova, com a participação das mulheres, dos jovens e das crianças”, destacou o vice-prefeito Fernando Martins da Costa Neto.
O secretário de Esporte e Qualidade de Vida também evidenciou a importância do evento, sob vários aspectos. “Hoje, o Cruzeirão é uma festa, com música ao vivo, que o público também tem a oportunidade de apreciar. E, na sequência, dois jogos que vão coroar toda essa grande competição. Esperamos que o público vá para casa muito satisfeito com toda essa celebração do esporte que vem sendo promovida pela Prefeitura de Sorocaba, com a grande parceria do Jornal Cruzeiro do Sul. É um campeonato que envolve, além de muitas pessoas, muitos atletas, também as comunidades, os bairros e as empresas que patrocinam. Costumo dizer que o Cruzeirão é macro! Um grande investimento no esporte”, disse.
Campeões das categorias Feminino, Master e Superveterano
As finais de outras categorias foram realizadas desde o início da semana, que revelaram também outros expoentes da competição.
O Casi Itapetininga foi o campeão da categoria Feminino do 64º Torneio Aberto de Futsal Cruzeiro do Sul, após vencer o Utopia – Iperó, pelo placar de 5 a 2, em partida realizada na segunda-feira (12), também no Ginásio Municipal de Esportes. A equipe ainda foi premiada por ser a defesa menos vazada, com as goleiras Nayara e Sabrina, e pela artilharia, com a jogadora Ana Rafaela, que marcou cinco gols na competição.
Na terça-feira (13), no mesmo local, o Alltec Excelência EPI / CA Barcelona / Fininho Auto Mecânica / Zanardo Assess. Empresarial / Açaí Verão Vivo / Confilab Calibr e Medição / Adega JR Lucci / Resenha Food Fun Sports ficou com o título da categoria Master, após derrotar o time Stancatti & Marques Buffet / Buteco do Lelê Futsal SP, por 4 a 1. O time campeão ainda teve a defesa menos vazada e a artilharia do torneio, com o jogador Chiquinho, que marcou quatro gols na competição.
Já, o troféu do Superveterano ficou para o time Clube de Campo Sorocaba / Tempermax / Engecall, que venceu a partida contra o Bar do Zé / Gobi Tabacaria / Exótica PA / Drogaria São Bento, pelo placar de 4 a 2, também na terça-feira (13), no Ginásio Municipal de Esportes. Paulinho Japonês, do Clube de Campo Sorocaba / Tempermax / Engecall, recebeu o troféu de artilheiro, com cinco gols no torneio. Enquanto os goleiros Greuto e Fabrício, também do time campeão, foram premiados, com o troféu de defesa menos vazada.
Todos os números do campeonato impressionam. Ao longo de 12 semanas, o Cruzeirão 2023 movimentou um total de 159 equipes, sendo 106 na categoria Principal, que registrou 563 gols em 105 jogos, com média de 5,36, por jogo. Ao todo, participaram da competição 1.411 atletas, além de 203 membros da Comissão Técnica.
Fotos: Eduardo Santinon/Secom