Lucas Brito Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade
A Prefeitura de São José dos Campos concedeu nesta quarta-feira (2) o selo SIM (Serviço de Inspeção Municipal) a dois estabelecimentos: supermercado Barbosa, no Jardim Morumbi, e Mais Granja, no Jardim do Golfe.
Com essas entregas, a cidade chegou a 10 empresas com a certificação, que tem o objetivo de fortalecer os empreendedores e impulsionar a economia joseense, especialmente a cadeia produtiva da agropecuária. A iniciativa, proposta no Plano de Gestão 2021-2024, visa tornar os produtos locais de origem animal mais atrativos para os consumidores.
Supermercado
Inaugurado na cidade em maio, o Barbosa funciona 24 horas por dia e conta com produção diária de 31 produtos cárneos registrados e autorizados pelo Serviço de Inspeção Municipal.
“A adesão do SIM na loja abre a possibilidade da inserção dos produtos de marca e fabricação própria, levando produtos de origem animal com segurança alimentar e qualidade para seus clientes”, disse Sílvia Marom Fraga, médica veterinária e responsável técnica do estabelecimento. “Nós só temos a agradecer pelo acompanhamento da Prefeitura, que passou uma enorme confiança durante o processo.”
O supermercado possui uma equipe de colaboradores exclusiva para essa produção e com perspectivas de aumentar o quadro nos próximos meses. A loja de São José dos Campos é a primeira do Vale do Paraíba.
Sílvia, à esquerda, apresenta com colegas alguns produtos fabricados | Foto: Claudio Vieira/PMSJC
Granja
Em atividade desde 2019 no município, a Mais Granja comercializa ovos caipiras produzidos por 7 mil aves alimentadas com ração 100% vegetal de fabricação própria, sem antibióticos, e criadas livres de gaiola, com acesso ao piquete onde pastam, caminham e expressam todo o comportamento natural.
Para Araquem Carvalho de Miranda, sócio do estabelecimento, a obtenção do selo representa uma oportunidade de crescimento no mercado. “É muito importante para a gente receber o SIM, pois abre um universo de contatos e negócios a partir disso. O atendimento da Prefeitura foi ótimo e muito ágil.”
Araquem, à esquerda da irmã e sócia, Alessandra, que exibe o certificado | Foto: Claudio Vieira/PMSJC
SIM
Amparado por legislação atualizada com as novas diretrizes determinadas pelo Governo Federal, o certificado municipal ficou mais completo e passou a ser um diferencial para os produtores.
Podem requerer o SIM produtores rurais juridicamente constituídos que vendem produtos como leite, ovo, queijo, mel, carne e peixe. Os interessados podem se informar nas unidades do Ponto Rural no Alto da Ponte (Rua Alziro Lebrão) e em São Francisco Xavier (Rua XV de Novembro, 900). O atendimento também realizado na Sala do Empreendedor, que fica no Paço Municipal (Rua José de Alencar, 123, Centro, 4º andar).
Previsto em lei, o SIM está não isenta o produtor da certificação federal, mas a fiscalização fica a cargo do município responsável.
As outras oito empresas que já receberam a certificação são a charcutaria Di Baldo Charcuterie, o supermercado Tauste, os laticínios San Michele, Caetê e Capriny, o apiário Montanhas e os açougues Del Veneto e Casa de Carnes Majestade. Entre os produtos registrados, estão queijos, leite integral, mel, linguiça, carnes e embutidos.
Mais informações na página do serviço no site da Prefeitura.
MAIS NOTÍCIAS Secretaria de Urbanismo e Sustentabilidade