Cinco unidades do Centro Municipal de Referência da Pessoa com Deficiência (CMRPD) – Irajá, Centro, Mato Alto, Campo Grande e Santa Cruz – iniciam nesta segunda-feira (23/10) as aulas presenciais do primeiro curso básico de Libras. As 190 vagas abertas foram preenchidas, e as inscrições para as próximas turmas devem ocorrer a partir de fevereiro.
O curso tem duração de dois meses e é oferecido pela Central Carioca de Intérprete de Libras (CCIL), que faz parte da Secretaria da Pessoa com Deficiência. O objetivo é levar acessibilidade a pessoas surdas.
A central faz a interface entre as línguas portuguesa e de sinais em diversos tipos de atendimentos, como nas áreas de saúde e jurídica. O Brasil tem cerca de 10 milhões de pessoas com algum tipo de surdez, mas 2,7 milhões apresentam surdez profunda.
O curso de Libras foi aberto à população, e 52% das inscrições partiram da sociedade civil. Os demais alunos são usuários ou parentes dos frequentadores dos centros municipais e, ainda, servidores da Prefeitura.