Cláudio Souza
Secretaria de Saúde
No mês que chama a atenção para a prevenção, assistência e proteção dos direitos das pessoas infectadas com HIV e portadoras de outras ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis), como sífilis, a Prefeitura de São José dos Campos ampliou os testes rápidos fora das UBSs (Unidades Básicas de Saúde).
É o Fique Sabendo, ofensiva que já virou tradição dentro da campanha Dezembro Vermelho.
De 1º a 10 de dezembro, foram realizados 2.011 testes rápidos, com 32 resultados positivos, o que representa 1,59% do total. Foram detectados 26 casos de sífilis, 4 de HIV e 2 de Hepatite C.
As ações para ampliar a testagem foram realizadas nos abrigos municipais, no CDP (Centro de Detenção Provisória) e no Shopping Oriente.
Tratamento
As pessoas que testaram positivo receberam, logo após o diagnóstico, aconselhamento e orientação das equipes da Secretaria de Saúde.
Todos os casos HIVs positivos são encaminhados ao CRMI (Centro de Referência de Moléstias Infecciosas) para acompanhamento (exames específicos) e tratamento (antirretroviral).
Outras ISTs podem ser cuidadas na própria UBS (Unidade Básica de Saúde) do paciente. Os tratamentos são totalmente gratuitos.
Cuidados constantes
O médico infectologista Joper Fonseca, coordenador do programa ISTs Infecções Sexualmente Transmissíveis)/Aids de São José dos Campos, destacou a importância da ampliação dos testes rápidos para agilizar o tratamento e ampliar as chances de cura com o diagnóstico precoce.
“Não tem motivos para temer. Ficar sabendo é fundamental para iniciar rapidamente o tratamento e evitar que, por exemplo, o HIV evolua para Aids. Informação é uma arma poderosa”, disse Fonseca.
“Nosso grande objetivo hoje é reduzir, cada vez mais, o número de casos de pessoas que descobriram o HIV tarde demais. Todos que quiserem têm os testes rápidos à disposição em todas as UBSs Resolve”, completou.
Prevenção
Durante as atividades da campanha Dezembro Vermelho neste ano e ao longo de todo o ano, os interessados podem fazer o teste rápido de HIV e sífilis e receber preservativos.
Somente neste ano, já foram realizados 52.674 testes rápidos nas UBSs Resolve e em eventos promovidos pela Administração Municipal como as edições de programas e ações como o Prefeitura Mais Perto de Você e do Conexão Juventude. Foram 1.511 resultados positivos, o que corresponde a 3% do total de testes.
Nos 10 primeiros meses deste ano, foram diagnosticados 139 casos de HIV (soropositivos e de Aids (portadores da doença) contra 180 do mesmo período de 2022, uma redução de 23%.
MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Saúde