O Campo Experimental Getúlio Vargas, da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), em Uberaba (MG), recebeu um novo veículo que auxiliará pesquisadores e técnicos em projetos da Unidade Oeste.
Entre os projetos apoiados pelo novo veículo, estão aqueles ligados à melhoria dos rebanhos bovinos da raça Gir Leiteiro no estado de Minas Gerais.
“A caminhonete já está sendo utilizada para atender demandas dos Programas Pró-genética e Pró-fêmeas, permitindo a socialização do rebanho Gir Leiteiro da Epamig, além da divulgação e venda de animais em feiras e exposições da região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba”, explica a pesquisadora da Epamig e coordenadora do Programa Estadual de Pesquisa em Bovinocultura, Edilane Aparecida da Silva.
Outro projeto beneficiado pelo veículo será o Integra Zebu, desenvolvido em parceria com a Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) e outras entidades.
O projeto de recuperação de pastagens conta com unidades de referência técnica de Integração Lavoura-Pecuária (ILP) em municípios mineiros, que necessitam de visitas de pesquisadores da Epamig para acompanhamento.
“Temos ainda um projeto com mais de 20 unidades demonstrativas de café, implantadas em propriedades da região de Patrocínio (MG), onde estão sendo testadas cultivares desenvolvidas pela Epamig, adaptadas para o Cerrado mineiro”, conta o pesquisador, e chefe da Unidade Oeste da Epamig, Fernando Franco.
“O veículo também auxiliará nos deslocamentos referentes ao projeto sobre a cultivar de trigo MGS3 Brilhante, voltada para a produção de silagem, que possui unidades demonstrativas em diferentes municípios do estado”, completa Fernando.
A caminhonete foi adquirida por meio de recursos de emenda parlamentar, aportados para a Epamig no segundo semestre de 2023.
Emendas parlamentares
Desde 2019, o orçamento de emendas parlamentares estaduais é impositivo e a Epamig tem trabalhado na atualização de seu portfólio com propostas a serem apresentadas aos deputados.
“Atualmente, nosso portfólio conta com cerca de 150 projetos financiáveis. Este ano recebemos recursos de algumas emendas parlamentares e mantivemos a execução de 100% deles, como nos últimos anos”, detalha o chefe do Departamento de Contratos, Convênios e Orçamento da Epamig, Maicon Xavier.
“Estamos com expectativas muito positivas para o exercício de 2024, pois vamos trabalhar no sentido de captar um volume ainda maior de recursos”, finaliza Maicon.