Avelino Israel
Fundação Cultural Cassiano Ricardo
No primeiro Museu Vivo de março e o quarto do ano, novos representantes da cultura popular estarão reunidos para compartilhar seus saberes e fazeres no artesanato, na culinária e na música. O encontro é aberto ao público e acontece neste domingo (3), das 14h às 17h, na área externa do Museu do Folclore de São José dos Campos.
Pedro Galvão faz brinquedos e outros objetos de lata
Para o artesanato, a vivência será com o senhor Pedro Galvão de Moura, 81 anos, natural de São Luiz do Paraitinga, que já participou de outras edições do Museu Vivo. Sua história como artesão começou quando se aposentou e passou a fazer brinquedos com latas de alumínio. Hoje, ele faz vários objetos com o material.
A culinária será conduzida pela baiana Joana Cavalcante Rocha, 57 anos, que fará uma receita de tapioca. Ela conta que aprendeu a cozinhar quando era pequena, observando sua mãe e outras pessoas mais velhas. Joana também ajudava seu pai na roça de macaxeira, desde o plantio até a produção da farinha e da tapioca.
Joana Cavalcante prepara uma receita de tapioca
Na música sertaneja, o casal mineiro Erli Gomes da Silva, 67 anos, e Geraldina Santos, 51 anos, está de volta ao Museu Vivo. Erli gosta de música desde criança e quando jovem aprendeu a tocar violão sozinho. Já Geraldina começou a cantar quando criança, aprendendo com sua mãe e diz se lembrar muito de cantar na roça.
Programa e gestão
O Museu Vivo valoriza e dá visibilidade aos saberes e fazeres de diferentes representantes da cultura popular local e regional, oferecendo ao público uma vivência importante e genuína. A atividade ocorre durante todo o ano aos domingos à tarde.
O Museu do Folclore é um espaço da Fundação Cultural Cassiano Ricardo, que funciona desde 1997 no Parque da Cidade. Sua gestão é feita pelo CECP (Centro de Estudos da Cultura Popular), organização da sociedade civil sem fins lucrativos.
Museu do Folclore de SJC
Av. Olivo Gomes, 100 – Santana (Parque da Cidade)
(12) 3924-7318 ou (12) 3924-7354
www.museudofolclore.org
MAIS NOTÍCIAS
Fundação Cultural Cassiano Ricardo