O Hospital Governador Israel Pinheiro (HGIP), unidade própria do Instituto de Previdência dos Servidores do Estado de Minas Gerais (Ipsemg), em Belo Horizonte, recebeu seis equipamentos que auxiliam pacientes que apresentam dificuldades para tossir e que ajudam na eliminação de secreções das vias aéreas. Esse tratamento pode promover a redução de infecções recorrentes como pneumonias, bronquites entre outras.
O coordenador do Núcleo de Fisioterapia e Terapia Ocupacional do Ipsemg, Guilherme de Oliveira Rodrigues, destaca a importância da chegada dos equipamentos. “A aquisição destes equipamentos representa um avanço significativo para os beneficiários, pois além de dar mais recursos para a assistência no tratamento, o aparelho ajuda no processo de restabelecimento das funções pulmonares nas diversas condições respiratórias e também em quadros neurológicos”
O especialista explica que os aparelhos têm a função de aumentar o pico de fluxo expiratório, o que auxilia a tosse e reduz as infecções respiratórias recorrentes, além de desobstruir as vias respiratórias por mais tempo, o que diminui a necessidade de aspiração traqueal frequentemente.
Fluxo
Os seis equipamentos adquiridos serão de uso para todos os setores assistenciais do HGIP, como unidades de internação, Centros de Terapias Intensivas (CTIs) e Serviço Médico de Urgência (SMU) e, para isso, contam com máscaras descartáveis e esterilizáveis.
Fisioterapeutas, fonoaudiólogos e médicos do HGIP foram capacitados para manuseio dos equipamentos que já estão em uso.