NOTÍCIAS Notícias de Minas

Cemitérios municipais de Betim devem…

Os cemitérios municipais de Betim devem receber um público de cerca de 7.200 pessoas neste sábado (2), Dia de Finados. A estimativa é da Empresa de Construções, Obras, Serviços, Projetos, Transportes e Trânsito (Ecos), que administra os espaços. Ao longo do ano, a prefeitura, por meio da pasta, realizou diversas melhorias nos cemitérios municipais para garantir mais conforto e acolhimento para quem precisa se despedir ou preservar a memória de familiares e pessoas queridas. No feriado, os locais seguem funcionando normalmente, das 7h às 17h, com celebrações em horários pontuais (veja o cronograma abaixo).

 

Conforme levantamento da Ecos, o Cemitério Municipal Jardim Parque da Cachoeira, na região Central, deve receber um público de até 4 mil pessoas. Já pelo tradicional Cemitério Municipal Nossa Senhora do Carmo, próximo à praça Milton Campos, devem passar de mil a 1.500 visitantes. O Cemitério Municipal Parque Retiro da Saudade, na região do Citrolândia, deve ser visitado por até 1.200 pessoas; e o Cemitério Municipal Reino das Rosas, na Colônia Santa Isabel, deve receber cerca de 500 visitantes.

 

Melhorias

 

A prefeitura, por meio da Ecos, realizou e ainda vem promovendo uma série de melhorias nos cemitérios municipais. Além das benfeitorias já realizadas nos anos anteriores, em 2024 a pasta reconstruiu cerca de 150 metros de um dos muros laterais do Nossa Senhora do Carmo. No Reino da Rosas, foram construídos aproximadamente 200 metros de muro, além da implantação da área administrativa, com a instalação de câmeras de monitoramento e informatização do espaço. O Parque Retiro da Saudade recebeu nova pintura na área administrativa. E no Jardim Parque da Cachoeira estão sendo construídos mil jazigos, além da revitalização de muros, da revitalização de grades frontais e da reforma da administração e das salas onde os velórios são realizados. 

 

Periodicamente, em todas as necrópoles municipais, ocorrem manutenções elétricas, dedetização, poda de galhos, limpeza mecanizada, transporte de detritos e entulhos, limpeza das caixas d’águas, limpeza das calhas, manutenção entre os túmulos e manutenção das janelas dos velórios. 

 

“É importante ressaltar que a manutenção dos nossos cemitérios é permanente. Nossa intenção é tornar esses ambientes mais acolhedores em momentos tão delicados, como a despedida de alguém querido ou a visita a um túmulo. Buscamos sempre deixar os jardins e a infraestrutura bem-cuidados para que a experiência nos espaços seja a melhor possível. Temos também três capelas-velório nos bairros Petrovale, Icaivera e Jardim Teresópolis, que são pontos de apoio para a população que deseja um lugar confortável para velar seus parentes”, destaca o presidente da Ecos, Wilton Magno Leite.   

 

Celebrações

 

Às 9h, a Paróquia São Francisco de Assis realizará missa especial no cemitério Jardim Parque da Cachoeira. Às 13h30, no mesmo local, a Igreja Católica Ortodoxa fará celebração.

 

No cemitério Nossa Senhora do Carmo, a Igreja Anglicana Ortodoxa Missionária fará missa às 8h e às 10h.

 

No Parque Retiro da Saudade, a Paróquia São Judas Tadeu realiza missa às 9h.

 

Já no cemitério Reino da Rosas, a Igreja Católica Ortodoxa celebra missa às 15h30.

 

Confira os endereços dos cemitérios municipais 

 

Cemitério Municipal Parque Jardim da Cachoeira – avenida Amazonas, 501, bairro Cachoeira.

 

Cemitério Municipal Parque Retiro da Saudade – rua Coelho Neto, 320, bairro São Salvador.

 

Cemitério Reino das Rosas – Alameda da Saudade, 62, Colônia Santa Isabel.

 

Cemitério Nossa Senhora do Carmo – avenida Padre Osório Braga, 94, Centro.