NOTÍCIAS Notícias de Minas

Betim adota nova estratégia de…


A Prefeitura de Betim adota, a partir de 2 de janeiro, uma nova estratégia de vacinação contra a covid-19, seguindo as orientações do Ministério da Saúde. Agora, idosos com 60 anos ou mais e gestantes estão incluídos na rotina do Calendário Nacional de Vacinação. As crianças de 6 meses a 4 anos de idade já estavam contempladas na rotina do calendário desde janeiro de 2024. 

Para implementar a nova estratégia, o município recebeu 2.520 doses da vacina Serum/Zalika, destinadas ao público com 12 anos ou mais, e 2.160 doses da vacina Pfizer Baby, direcionadas a crianças de 6 meses a 4 anos. Os imunizantes estão disponíveis nas 41 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município, de segunda a sexta, das 8h às 17h. Os adultos também podem se vacinar no Centro de Referência em Especialidades Divino Ferreira Braga, de segunda a sexta, das 7h às 16h. 

O esquema de vacinação para a população a partir de 60 anos de idade é de uma dose a cada seis meses, independentemente da quantidade de doses prévias recebidas. Para as gestantes, o indicado é de uma dose em qualquer momento da gestação e em cada gestação, independentemente da quantidade de doses prévias recebidas. As crianças de 6 meses a 4 anos recebem o esquema vacinal primário de três doses com a Pfizer Baby ou de duas doses da vacina Moderna, não sendo necessário dose de reforço. 

De acordo com o Ministério da Saúde, as pessoas que não estão incluídas nos grupos de rotina ou especiais não precisam receber doses de reforço. 

No ato da vacinação, a criança deve estar acompanhada de um dos pais ou do responsável legal, que deve apresentar um documento de identificação, além da identidade e do cartão de vacinas do menor. Se a criança estiver acompanhada por um terceiro, este deverá apresentar o Termo de Autorização para Vacinação Contra a Covid-19 devidamente preenchido e assinado pelos pais ou responsável legal. O termo está disponível no site da prefeitura (