Nove atletas do Programa Viva o Esporte (PVE), da Prefeitura de Betim, embarcam para São Paulo (SP) para disputar, entre sexta (4) e domingo (6), o Campeonato Brasileiro de Atletismo organizado pela Confederação Brasileira de Desportos para Deficientes Intelectuais (CBDI). O torneio será realizado no Centro de Treinamento Paralímpico, na capital paulista.
A equipe betinense será composta por cinco atletas femininas, todas com síndrome de Down, e quatro atletas masculinos, sendo dois com a síndrome e dois com deficiência intelectual. Eles competirão em provas de corrida de 100, 200, 1.500 e 3.000 metros; lançamento de dardo, salto em distância, entre outras.
O time do PVE entra na disputa com um grande destaque: Raysa Mendonça, bicampeã mundial no arremesso de peso e campeã mundial no lançamento de dardo, na classe T21. A atleta conquistou os títulos no ano passado, no Trisome Games, realizado em Antália, na Turquia. Além dessas já listadas, Rayssa é multicampeã em diversas provas.
Realizado anualmente, o torneio reúne competidores de todo o país e vale pontos para o ranking brasileiro, que é classificatório para eventos internacionais, como os Global Games e o Trisome Games. Além disso, o ranking nacional dá a possibilidade de pleitear o Bolsa Atleta – programa do Governo Federal criado em 2005, que patrocina individualmente atletas e para-atletas de alto rendimento em torneios nacionais e internacionais.
Esporte para todos
O Viva o Esporte atende, atualmente, aproximadamente 200 alunos que possuem deficiências intelectuais e outros transtornos. Eles contam com o suporte de profissionais de educação física, fisioterapeutas, nutricionistas, psicólogos, além dos colaboradores do setor administrativo.