NOTÍCIAS Notícias de Minas

Confira as apresentações dos projetos culturais de Betim com entrada gratuita nesta semana

A cena cultural de Betim ganha novos destaques nesta semana com a apresentação de três projetos contemplados pela Lei de Incentivo à Cultura Noemi Gontijo. As atividades incluem o lançamento de um livro infantil e duas peças teatrais, prometendo movimentar a cidade com literatura, arte cênica e muito entretenimento com entrada gratuita.
 

A programação começa nesta sexta-feira (13), às 18h30, com o lançamento do livro “Na Floresta Encantada – Histórias e Poemas dos Amigos da Natureza”, no Espaço Grupatum (rua Espanha, 810, Ingá). A obra infantil, do escritor Victor Matheus Paixão da Silva, reúne curiosidades, histórias e poemas sobre animais e seus papéis na natureza. O projeto tem como objetivo valorizar a literatura local, divulgar a arte produzida em Betim e promover os artistas envolvidos no projeto, contribuindo para o fortalecimento da cidade como polo cultural.
 

No sábado, às 19h30, o Espaço Grupatum recebe a apresentação do espetáculo “O Defunto”, com abertura da casa às 19h. Inspirada no movimento teatral Teatro do Absurdo, a peça aborda questões existenciais como solidão, incomunicabilidade e a busca por sentido. Com duração de 40 minutos, a obra acompanha as personagens Julie e Madame Cavan em diálogos intensos que misturam humor e angústia. A montagem foi criada de forma colaborativa e utiliza a metalinguagem para tratar de temas contemporâneos, como a crise de valores e a superficialidade das relações. Classificada para maiores de 14 anos, a peça tem entrada gratuita, e os ingressos podem ser retirados pelo link: https://tinyurl.com/28xpz3kv.
 

Também no sábado (14), às 20h30, o público poderá conferir a comédia teatral “A Lua Me Traiu”, no Espaço Cultural Dellart (rua Santos Dumont, 103, Angola). Com direção de Heber Lobac, a peça conta a divertida história do casal Otávio e Scarlet que vê sua lua de mel ser abalada pela chegada inesperada da mãe do noivo. Com personalidades conflitantes, sogra e nora revivem antigas desavenças, criando situações cômicas e inesperadas. A classificação indicativa é de 14 anos, e a apresentação contará com tradução em Libras, garantindo acessibilidade ao público.