Lucas Lemes
Secretaria de Apoio Social ao Cidadão
Terminou nesta terça-feira (31) a campanha de conscientização ‘Outubro Rett’ – sobre a Síndrome de Rett que, durante o mês, promoveu ações para a população sobre a síndrome.
Esta foi a primeira campanha ‘Outubro Rett’ na cidade. As ações começaram no Arco da Inovação, que ficou iluminado na cor roxa, e passou por espaços públicos com o apoio de famílias engajadas com a causa e a Abre-te (Associação Brasileira de Síndrome de Rett).
No último sábado (28), a campanha esteve no Parque Santos Dumont para levar informação aos munícipes que passeavam pelo parque. Na ação, foram distribuídos informativos e balões roxos que representam a cor da campanha. Para a criançada, pintura de rosto e brincadeiras.
A campanha ‘Outubro Rett’ também esteve presente nas unidades de saúde e hospitais de São José, em todas as unidades foram dispostos cartazes e informativos.
Síndrome
A síndrome de Rett é uma deficiência que acomete 1 a cada 10 mil meninas. Há casos entre meninos, mas são raros.
O sintoma é a diminuição das funções neurológicas e motoras na infância. A pessoa com a síndrome começa a ter dificuldade em andar e de usar as mãos de forma funcional, perdendo aos poucos a autonomia.
Apesar disso, a síndrome não é neurodegenerativa. Com a adequada atenção à saúde e ao bem-estar, é possível que a pessoa com essa deficiência tenha uma vida longeva.
MAIS NOTÍCIAS
Secretaria de Apoio Social ao Cidadão