ENTRETENIMENTO

Prefeitura de João Pessoa alerta para a importância da atualização da caderneta de vacinação

As vacinas têm como principal função gerar imunidade, contribuindo diretamente para o controle e a eliminação de doenças provocadas por vírus ou bactérias. Para garantir a prevenção, a Prefeitura de João Pessoa dispõe de serviços que promovem a vacinação das 7h às 21h, de segunda a sexta-feira, e também aos sábados, onde os pontos móveis contam com equipes para atender a população até as 16h.  

“Vacinar é proteger. É um ato de cidadania simples, individual, mas que tem impactos poderosos no coletivo”, destacou Fernando Virgolino, chefe da Seção de Imunização da Prefeitura de João Pessoa. “É importante manter o cartão de vacina atualizado com todas as vacinas de rotina disponível e, mais recentemente, com a vacina que protege contra a dengue para crianças e adolescentes”, completou o coordenador.  

Nesta terça-feira (20), as doses das vacinas que integram o Programa Nacional de Imunização (PNI) e das campanhas ativas, que protegem contra dengue e Covid-19, podem ser encontradas e administradas nas unidades de saúde da família, que funcionam das 7h às 11h e das 12h às 16h, no Centro Municipal de Imunização e nas Policlínicas Municipais, que atendem no período das 8h às 16h.  

Há também postos móveis criados de forma estratégica para garantir a assistência preventiva na Capital, que funcionam com horário estendidos, localizados no Shopping Sul, no bairro dos Bancários; no Home Center Ferreira Costa, às margens da BR-230, que atendem das 12h às 21h; e no Shopping Tambiá, das 16h às 20h.  

Covid-19 – A vacina que protege contra Covid-19 passou a ser incorporada ao calendário vacinal de rotina da criança, conforme o Programa Nacional de Imunização (PNI) do Ministério da Saúde. O objetivo principal é reduzir casos graves e óbitos pela doença. Por isso, é fundamental alcançar elevadas e homogêneas coberturas vacinais para todos os grupos com indicação.  

Dengue – A proteção contra a dengue tem o esquema de vacinação com a recomendação de duas doses, com intervalo de três meses entre elas. Caso o usuário tenha contato com a doença antes de ser imunizado, é recomendado aguardar seis meses para o início do esquema vacinal (atenuada). Caso a infecção ocorra após o início do esquema, não há alteração no intervalo entre D1 e D2, desde que a D2 não seja realizada com o período inferior a 30 dias do início da doença.  

A vacina contra Covid-19 pode ser administrada simultaneamente com qualquer outra que faz parte do calendário de rotina, em qualquer intervalo de tempo, na faixa etária de seis meses de idade ou mais. Já a vacina que protege contra a dengue pode coadministrada simultaneamente com os imunizantes inativados do Calendário Nacional de Vacinação do adolescente, exceto as vacinas vivas e atenuadas, que precisam ser administradas com o intervalo de 30 dias.  

Documentação – Para ter acesso à vacina das campanhas ativas e do calendário de rotina o usuário deve apresentar um documento oficial, Cartão do SUS e a Caderneta de Vacinação ou o Cartão de Vacina.   Locais de vacinação nesta terça-feira (20): 

Unidades de Saúde da Família (USFs)

Horário: 7h às 11h e das 12h às 16h (de segunda a sexta-feira)

*exceção: Alto do Céu II, Roger III, Cruz das Armas IV, Anayde Beiriz e Jardim Planalto  

Policlínicas Municipais e Centro Municipal de Imunização

Horário: 8h às 16h (de segunda a sexta-feira)  

Home Center Ferreira Costa

Horário: 12h às 21h (de segunda a sexta-feira)

8h às 16h (sábado)  

Shopping Sul

Horário: 12h às 21h (de segunda a sexta-feira)

10h às 16h (sábado)  

Shopping Tambiá

Horário: 12h às 20h (de segunda a sexta-feira)

9h às 16h (sábado)  

Vacinação Domiciliar

Agendamento: (83) 98645-7727 (apenas WhatsApp)

Horário: 8h às 16h (de segunda a sexta-feira)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *