ENTRETENIMENTO

Brics terá reunião de Conselho Popular no Rio de Janeiro

Por MRNews

A primeira reunião do Conselho Popular do Brics ( grupo de países de mercado emergente em relação ao seu desenvolvimento econômico) acontecerá nos próximos dias 4 e 5 de julho no Rio de Janeiro. O encontro terá a participação de movimentos populares e de entidades da sociedade civil e antecede a Cúpula de Líderes do bloco (6 e 7 de julho).

Segundo os organizadores, o objetivo da reunião é destacar a importância da participação popular no grupo e dar visibilidade ao Conselho como espaço de construção de propostas alternativas.

O evento terá como sede o Teatro Carlos Gomes, na Praça Tiradentes, no centro do Rio de Janeiro. Haverá sessão pública, com a participação de conselheiros. Está previsto para o fim do encontro a publicação do documento que sintetizará os encaminhamentos feitos pelo Conselho para os líderes do Brics.

Irmã de Juliana Marins se pronuncia após nova autópsia feita no corpo da jovem

Lula visita Cristina Kirchner em prisão domiciliar em Buenos Aires

Com o nome oficial de Conselho Civil do Brics, o evento foi criado a partir das discussões do Fórum Civil de julho de 2024, em Kazan, na Rússia, e teve o endosso de todos os líderes do bloco. Cada país membro teve de formar os respectivos conselhos nacionais.

>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp

Em 2025, foram criados sete grupos de trabalho (GTs), divididos por temas: saúde, educação, ecologia, cultura, finanças, segurança e institucionalidade. Todos os temas são prioridades eleitas pela presidência brasileira do Brics para este ano.

O Brics é um bloco que reúne representantes de 11 países membros permanentes: Brasil, Rússia, Índia, China, África do Sul, Irã, Arábia Saudita, Egito, Etiópia, Emirados Árabes Unidos e Indonésia. Também participam os países parceiros: Belarus, Bolívia, Cazaquistão, Tailândia, Cuba, Uganda, Malásia, Nigéria, Vietnã e Uzbequistão.

MPT vai investigar morte de funcionário no Aeroporto de Viracopos

Brasil espera mobilização de Brics para resultados ambiciosos na COP30