NOTÍCIAS Notícias de Minas

Agência Minas Gerais | Pará de Minas e Araguari são definidas como sedes da etapa estadual dos Jogos Escolares de Minas Gerais 

As cidades de Pará de Minas, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), e Araguari, no Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, vão sediar as etapas estaduais das modalidades olímpicas coletivas e individuais dos Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg). Organizada pelo Governo de Minas, a competição alcançou um recorde histórico em 2025, com a inscrição de todos os 853 municípios mineiros. 

O Jemg é realizado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), por meio da Subsecretaria de Esportes, e da Secretaria de Estado de Educação (SEE/MG), com execução técnica da Federação de Esportes Estudantis de Minas Gerais (FEEMG). Neste ano, os jogos contam ainda com a parceria da Liga Esportiva Nescau. 

Entre os dias 4 e 10/8, serão disputadas em Pará de Minas as modalidades badminton, basquete 3×3, basquetebol, ciclismo, futsal, ginástica artística, ginástica rítmica, handebol, voleibol, vôlei de praia, wrestling e xadrez. Já entre 11 e 17/8, Araguari recebe as modalidades judô, karatê, natação, taekwondo e tênis de mesa. 

A secretária de Estado de Desenvolvimento Social, Alê Portela, celebra os resultados positivos da competição. 

“A fase regional do Jemg já foi um sucesso, com a participação de mais de 17 mil estudantes e o envolvimento de cidades de todas as regiões de Minas. Para a etapa estadual, a expectativa não poderia ser melhor. Que todas as crianças e jovens que competirão em Pará de Minas e Araguari possam aproveitar ao máximo a experiência”, afirma Alê Portela. 

O secretário de Estado de Educação, Igor de Alvarenga, destaca o papel do Jemg dentro da educação. “O Jemg é um exemplo concreto de como a escola pública pode ser espaço de transformação. Ao reunir estudantes de todos os cantos de Minas em uma competição saudável, inclusiva e cheia de significado, mostramos que a educação vai muito além da sala de aula”, comenta Igor de Alvarenga. 

As cidades que vão sediar as provas de atletismo (11 a 17/8) e as modalidades paralímpicas (18 a 24/8) ainda serão definidas.