6 de outubro de 2025
15:01
Por: Rose Campos
Fotos: Michelle Alves/Secom
A Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Mulher e em parceria com o Fundo Social de Solidariedade (FSS), realizou a terceira edição mensal do programa “Mercado Solidário”, com a entrega de alimentos não perecíveis, além de produtos de hortifrúti, para famílias em vulnerabilidade social atendidas pelos Centros de Referência de Assistência Social (Cras). As ações mensais tiram início em agosto passado e vem se repetindo toda primeira sexta-feira do mês.
O objetivo dessas ações é oferecer às famílias atendidas itens básicos para consumo no dia a dia, incluindo, desde produtos alimentícios, como arroz, feijão, macarrão, pó de café, entre outros, até frutas e legumes in natura, tais como, cenoura, tomate, cebola, pimentão, bananas, mexerica, entre outros produtos de época. Todos os alimentos disponíveis resultam de doações feitas por empresas, instituições e pela população. E as pessoas atendidas podem escolher, entre todos os itens disponíveis, aqueles de sua preferência e os de maior necessidade em casa.
Simultaneamente à entrega, também esteve disponível o Sine Móvel, unidade itinerante do Sine Municipal de Sorocaba, ligado à Secretaria de Relações do Trabalho e Qualificação Profissional (Sert), que atendeu o público interessado em buscar oportunidades no mercado de trabalho. Ainda, em parceria com a iniciativa privada, foram disponibilizados brinquedos para o lazer das crianças trazidas pelas famílias.
“É um trabalho muito importante, pois faz a diferença no orçamento das famílias e contribui para uma alimentação mais saudável, ao incluir também a distribuição dos alimentos frescos. E já vem chamando a atenção de outros municípios”, disse o prefeito Rodrigo Manga. Ao lado dele, também estiveram presentes a secretária da Mulher, Rosangela Perecini; o secretário de Segurança Urbana, João Alberto Corrêa Maia; o secretário do Gabinete Central e ouvidor-geral do Município, Evandro Bueno; e o secretário de Relações do Trabalho e Qualificação Profissional, Péricles Régis.
“A Secretaria da Mulher está sempre de portas abertas para receber as várias demandas que nos chegam, seja em relação à entrega de cestas básicas, o apoio em relação à qualificação profissional, à prevenção ao câncer de mama, que é um tema que vai além do Outubro Rosa, entre outros”, afirmou a secretária da Mulher, Rosangela Perecini.
A próxima inscrição para as mulheres que queiram participar será a partir do dia 20 de outubro, sendo que a data prevista para o próximo Mercado Solidário é o dia 7 de novembro. Para participar, basta se inscrever pelo link: https://agenda-eventos.sorocaba.sp.gov.br/mercado-solidario-mulher/. Podem participar moradoras de Sorocaba que possuam o Cadastro Único (CadÚnico), do Governo Federal.
A Secretaria da Mulher está localizada na Avenida Rudolf Dafferner, 65, no Alto da Boa Vista. Mais informações podem ser obtidas, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo telefone: (15) 99772-6431 ou pelo e-mail: semul@sorocaba.sp.gov.br.