ENTRETENIMENTO

Bicicletas compartilhadas passam de 100 mil viagens

Ana Lúcia Abranches


Mobilidade Urbana

Colaborou a estagiária Flávia Souza

As bicicletas compartilhadas já se consolidaram como uma alternativa de mobilidade eficiente para muitos moradores de São José dos Campos. No primeiro ano de funcionamento, o serviço registrou 28.750 usuários cadastrados e 104.411 viagens realizadas, sendo 66% com uso do bilhete único. O tempo médio das viagens varia de 15 a 30 minutos.

O sistema chegou ao município em maio de 2024, com a novidade da integração ao transporte público. Ao utilizar os ônibus para se deslocar, o passageiro acumula créditos no cartão do bilhete único, sem custo adicional para o uso das bikes. O serviço também pode ser utilizado por quem não usa o transporte coletivo, bastando acessar o site ou aplicativo Bike SJC.

Praticidade

Douglas da Silva, de 36 anos, morador do Jardim Paulista, é um dos usuários frequentes. Ele conta que utiliza as bicicletas semanalmente para “completar uma viagem de deslocamento”, especialmente em trajetos que não justificam o uso do ônibus, mas são longos para serem feitos a pé.

Para Douglas, os benefícios são diversos. “É uma comodidade e economia de tempo. Às vezes, o local não é longe o suficiente para ir de ônibus, mas também não é perto para ir a pé. Com a bicicleta, é possível chegar mais rápido”, disse. 

Antes do Bike SJC, ele usava sua bicicleta particular, mas destaca a praticidade do serviço compartilhado. “Dependendo do local para onde eu precisava ir, não havia onde deixar a bicicleta. Agora, não tenho esse problema. Posso deixá-la próxima a uma estação”, conta Douglas.

“Acredito que o aumento de usuários impulsiona a ampliação da quantidade de bicicletas e estações na cidade”, destacou o usuário.

As bicicletas compartilhadas chegaram ao município em maio de 2024, trazendo integração com o transporte público |Foto: PMSJC

Estações

Atualmente são 53 estações por toda a cidade, próximas aos principais corredores do transporte público e de parques, praças, unidades de saúde, universidades e áreas esportivas.

Segurança

– Equipamentos: use capacetes, luvas e roupas claras ou com elementos refletivos para aumentar sua visibilidade, especialmente à noite.
– Respeite a legislação: os ciclistas devem seguir as mesmas leis de trânsito que os veículos motorizados, incluindo sinais vermelhos e faixas de pedestres. Não ande na contramão. Na rua, pedale no fluxo dos carros.
– Ciclovias e ciclofaixas: sempre que possível, utilize ciclovias e ciclofaixas para garantir sua segurança e a de outros ciclistas e pedestres.
– Visibilidade: utilize luzes dianteiras e traseiras na bicicleta, principalmente em condições de pouca luz.
– Evite distrações: não use fones de ouvido que dificultem a percepção do som do trânsito e não use celular enquanto estiver pedalando.
– Seja previsível: mantenha uma trajetória consistente, evitando ziguezagues e ultrapassagens perigosas.
– Respeite os outros: seja educado e respeitoso com motoristas e pedestres.
– Cuidado com portas de carros: esteja atento aos carros estacionados e evite passar muito perto, pois alguém pode abrir a porta sem aviso.
– Conheça seus limites: não se force a pedalar em trajetórias muito longas ou com muitas subidas se você não estiver fisicamente preparado.

Para mais informações sobre o serviço, clique aqui.


MAIS NOTÍCIAS

Mobilidade Urbana