NOTÍCIAS

Emlur e Secretaria das Mulheres da Capital realizam evento para conscientizar sobre violência doméstica

Orientação e prevenção

Emlur e Secretaria das Mulheres da Capital realizam evento para conscientizar sobre violência doméstica

25/11/2022 | 13:00 | 26

A Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) e a Secretaria de Políticas Públicas para as Mulheres (SEPPM) realizam, nesta sexta-feira (25), o evento ‘Eles por Elas no Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres’, data do Dia Internacional contra a prática. O público-alvo são os servidores da Emlur, que agora fazem parte de um projeto de capacitação para prevenção da violência doméstica e no ambiente de trabalho. 

O evento ocorre até o final da tarde, no Centro de Capacitação e Formação Profissional (Cecapro), na Avenida Ministro José Américo de Almeida, com palestras, dinâmicas e momentos de reflexão.

A coordenadora do setor Psicossocial da Emlur, Shênia Ramalho, destaca que o evento marca o início de uma formação dos servidores da Autarquia no enfrentamento à violência. “Essa luta não é apenas das mulheres, é de todos nós. É o momento de refletir sobre as mulheres da nossa vida, mães, filhas, irmãs e amigas, a abraçar essa causa, como prevenção, evitando palavras e gestos que possam ferir as pessoas do nosso convívio”.

Durante um ano, haverá oficinas e dinâmicas com os participantes da capacitação para medir o conhecimento dos servidores sobre o que é violência e mensurar as mudanças no período, afirma Shênia Ramalho.

Reeducação – De acordo com a diretora de Enfrentamento à Violência e Equidade de Gênero da SEPPM, Ana Carolina Gondim, o objetivo da capacitação é reeducar os homens para não reproduzirem o machismo. “Queremos evitar que eles realizem episódios de violência doméstica, que não se manifesta apenas nos danos físicos. Muitos estudos comprovam que a violência psicológica é recorrente e causa danos terríveis, além de ser um crime”. 

A coordenadora da Ronda Maria da Penha, Reneé Gisele Drezzet, ressalta que o mundo mudou, continua em transformação e, quem não entender, não vai acompanhar. “Em briga de marido e mulher, a gente salva a mulher. Para isto, os homens precisam estar ao nosso lado. Entre nós, mulheres, já sabemos as dificuldades e violências que enfrentamos todos os dias”.

Apresentação lúdica – A programação começou com apresentação do teatro de fantoche da Guarda Civil Metropolitana de João Pessoa sobre o tema da violência e do preconceito contra as mulheres no ambiente de trabalho. O agente de limpeza José Edson, que trabalha no Mercado da Torre, foi um dos participantes. Ele conta que já vivenciou situações de violência na família, e chegou a interferir duas vezes. 

“É muito importante termos essa capacitação, porque acredito que a maioria de nós nunca passou por isso. Sou casado há 38 anos e nunca agredi minha esposa, mas sabemos que a violência existe em vários lares. É importante que todos participem para mudar sua conduta e refletir sobre o assunto”, opina. 

Conforme a assessora técnica da Diretoria de Enfrentamento, Géssica Almeida, a capacitação aborda temas que não são falados na educação escolar. “São assuntos do cotidiano e que não sabemos como buscar aprender. Estamos aqui para dar orientações de uso na vida pessoal e no ambiente de trabalho”.

No turno da tarde, a delegada de Polícia Civil e coordenadora-adjunta das Delegacias Especializadas de Atendimento à Mulher, Amindonzele Carneiro, vai trabalhar o tema da violência e apresentar números de feminicídio.