IFSP promove capacitação em Energias Renováveis e Eficiência Energética
Programa EnergIF disponibiliza 1.120 vagas em 13 câmpus do IFSP
O IFSP foi contemplado com mais de mil vagas no Programa EnergIF, voltado para o desenvolvimento de Energias Renováveis e Eficiência Energética para as Instituições Federais de Educação. O programa tem como objetivo ampliar a oferta de cursos e de profissionais nas áreas de energias renováveis e eficiência energética, por meio de ações de capacitação, infraestrutura, parcerias, pesquisas, desenvolvimento, inovação e empreendedorismo.
A iniciativa é da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec), com recurso descentralizado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), e ocorre no âmbito do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec).
O IFSP disponibilizará 1.120 vagas distribuídas em 13 câmpus: Birigui, Boituva, Catanduva, Guarulhos, Itaquaquecetuba, Presidente Epitácio, Salto, São Paulo, Sertãozinho, Sorocaba, Itapetininga, São João da Boa Vista e São José do Rio Preto. O aporte financeiro será de R$ 2,24 mi.
O programa visa promover a ampliação da oferta de profissionais qualificados para o segmento das Energias Renováveis por meio de cursos de Formação Inicial e Continuada na área de Instalador de Sistemas Fotovoltaicos (200 horas).
Possui como público-alvo pessoas com 18 anos ou mais, e com ensino fundamental (1º ao 5º ano). Para aumentar a participação feminina, a seleção destina 20% das vagas para mulheres. Além disso, haverá prioridade de matrículas para os declarados desempregados.
Os câmpus do IFSP já iniciaram a seleção dos alunos, e algumas turmas começarão em maio. Além disso, aos alunos é ofertado auxílio financeiro para custeio de alimentação e de transporte durante o período de aulas.