José Roberto Amaral Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico
Alunos e professores da rede de ensino já estão se mobilizando para participar dos eventos públicos do SSP23 (Space Studies Program), maior evento mundial de estudos espaciais que será realizado em São José dos Campos a partir da próxima segunda-feira (26).
No dia 27 de junho, oito escolas de Ensino Fundamental da rede municipal vão participar de uma sessão de cinema com o filme Perdido em Marte, que será realizada no teatro do Cefe. São esperados cerca de 240 alunos no evento.
A sessão vai contar com a presença do físico James Green, ex-diretor da Divisão de Ciência Planetária da NASA, a agência espacial dos Estados Unidos.
James Green atuou como consultor do roteiro da superprodução estrelada por Matt Damon, premiada com o Globo de Ouro de melhor filme, além de sete indicações ao Oscar.
No dia 5 de julho, a previsão é que cerca de 3 mil alunos de todas as 67 escolas municipais de ensino fundamental integral participem do Painel dos Astronautas, que deve ser realizado na Farmaconde Arena.
Cada escola deve levar 40 estudantes que se destacaram no uso da Plei (Plataforma de Educação Integral) da rede municipal durante o primeiro semestre.
Já estão confirmados como palestrantes, o astronauta canadense Robert Brent Thirsk e Sian Proctor, selecionada como a piloto da missão Inspiration4, que decolou em setembro de 2021.
“A realização do SSP23 em São José dos Campos traz oportunidades únicas para os nossos alunos. Quem não tem curiosidade de saber como é ser um astronauta? Imagine poder encontrar algum astronauta para bater um papo? Conversar com um físico da NASA?
Experiências desse tipo podem, literalmente, abrir um novo mundo para quem tem a oportunidade de vivê-las”, disse Kêmeli Mamud, Orientadora de Ensino de Ciências da rede municipal.
“Dentro e fora das salas de aulas, esse é um momento muito potente para promover o encantamento dos alunos pela astronomia, por ciências e tecnologia com um todo, para inspirar vocações científicas e para aprender mais sobre as tecnologias espaciais. O SSP23 é também uma grande oportunidade de seguir fortalecendo a educação científica na cidade, que já tem a vocação aeroespacial”, completou.
A astronauta Sian Proctor que participará do SSP em São José. Foto: Divulgação
Conexão
O Instituto Alpha Lumen, que tem sede em São José, é parte da organização para a geração de eventos e atividades de conexão dos estudantes de educação básica com o SSP23. Para isso, foram programados os Space Days, dias de atividades educativas dedicados à divulgação das ciências e tecnologias.
Entre os eventos públicos que têm o apoio do Alpha Lumen estão o Painel de Astronautas, a Competição de Robótica e sessões de Planetário Móvel, no Shopping Oriente.
“A vinda da SSP para o Brasil e para São José dos Campos, que é um polo tecnológico, é uma oportunidade para que o mundo nos conheça, mas também para que nossos jovens possam saber do potencial tecnológico que o país tem e possam se inspirar e criar referências extraordinárias para os nossos estudantes”, disse a fundadora e presidente do instituto, Nuricel Villalonga Aguilera.
Segunda a direção, o Alpha Lumen é uma entidade sem fins lucrativos, reconhecida de utilidade pública, que busca soluções de impacto social, democratização do conhecimento e apoio ao talento para ampliar oportunidades a adultos, jovens e crianças com superdotação e altas habilidades, prioritariamente, de baixa renda, no Brasil e no exterior.
Sobre o SSP (Space Studies Program)
Organizado pela ISU (International Space University), é considerado o maior evento de estudos espaciais do mundo, oferecendo o mais importante e completo programa de treinamento do setor. Em 34 anos de existência, já formou 5.400 profissionais de 110 países.
É um programa intensivo em todas as áreas de conhecimento do espaço com duração de 9 semanas e 1.000 horas de conteúdo acadêmico.
Os estudos serão realizados no ITA e no INPE, mas teremos a integração de toda a comunidade em eventos gratuitos abertos ao público, como painel com astronautas, competição de robôs, lançamento de foguetes e balões, entre outros.
Realizado todos os anos em um local diferente ao redor do mundo, esta será a 35ª edição do SSP e a primeira vez que terá o Brasil como sede.
Durante o evento, deverão circular por São José dos Campos cerca de 500 pessoas de 50 países diferentes, entre cientistas, astronautas, pesquisadores e executivos de empresas e agências ligadas ao setor espacial.
INPE e ITA submeteram em conjunto com a Prefeitura de São José a proposta para sediar o SSP 2023. O evento também tem o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações, AEB (Agência Espacial Brasileira), DCTA (Departamento de Ciência e Tecnologia Aeroespacial) e da Força Aérea Brasileira.
Colaborou: Paula Pessoa
MAIS NOTÍCIAS Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico