A Tardezinha Inclusiva, um dos braços do projeto Somos Capazes – Inclusão pela Arte -, realiza sua 22ª edição neste domingo (29), a partir das 14h, no Centro Cultural de Mangabeira. O evento, realizado pela Fundação Cultural de João Pessoa (Funjope) e Associação Paraibana de Autismo (APA), apresenta o tema Dia das Crianças – Uma Festa de Arrepiar -, alusivo ao Halloween.
“A Tardezinha Inclusiva está em seu segundo ano de atividade e o que constatamos é que, a cada mês, as mães e as crianças têm demonstrado grande interesse por essa ação de inclusão social pela arte e pela cultura. Também prestamos apoio, solidariedade e serviços na questão jurídica, psicopedagógica, de saúde para essas famílias. É um sucesso a cada mês e a Tardezinha Inclusiva se consolidou como parte importante das nossas atividades culturais da prefeitura e da Funjope”, afirmou o diretor executivo da Funjope, Marcus Alves.
“O evento desse mês vem com uma edição especial, uma novidade que é o recital da Disney com personagens como o Pato Donald. Os autistas gostam dessas novidades na Tardezinha Inclusiva. Por isso, estamos sempre tentando inovar para que eles não percam o interesse no espaço. Sabemos que toda criança necessita de descobertas, e nós nos preocupamos com isso, em conquistar o interesse do autista em estar no nosso evento que é realmente pensado para eles. Estaremos sempre prontos para acolher e abraçar todos que chegarem lá”, destaca Hosana Carneiro, presidente da APA.
Nik Fernandes, uma das coordenadoras da Tardezinha Inclusiva, ressalta que, para entrar no clima do Halloween, a criançada pode ir com sua fantasia. “Essa tarde de arrepiar será de emoções, de coisas boas que vão acontecer. Teremos diversas atrações, entre elas, A Bela e a Fera, uma história que tem o intuito de mostrar que a beleza não é só a externa. Muitas vezes, o ser humano tem uma beleza interna grandiosa e não apenas estética. E vamos falar nisso na Tardezinha, do essencial que cada um de nós tem”.
Ela comemora também os bons resultados que vêm sendo conquistados a partir das ações do evento. “As crianças autistas hoje saíram do anonimato e estão lá se apresentando, cantando, e nós sempre vamos abrindo esse espaço. Por isso, eu digo que a Tardezinha é um sucesso. Nós vemos esse crescimento com as crianças”, acrescenta.
Programação – Na lista de atrações, estão a Turma Tá BLZ com a cantora Nik Fernandes e o DJJhony Fernandes que vão levar uma playlist especial para a galerinha. O evento terá um musical da Disney com os personagens Mickey, Minnie, Pateta, Margarida, e o casal mais apaixonado das histórias infantis da Disney: a Bela e a Fera. Os Robôs Gigantes Transformers também farão parte do evento, assim como os palhaços Kika e Baba Baby. Haverá apresentação dos cantores autistas Ana Beatriz, Anthony Marques e Lucas, e ainda dos cantores convidados kids Rafael Starr, Rodriguinho e Anna Clara Dias, ex-The Voice Kids.
Além de se divertir, a criançada vai participar das oficinas de gesso, com Espaço Happy; de artes, com a Escola Impactos; de jogos de tabuleiro, Oficina de Cosplay, da fonoaudióloga Linzabelle Souza, de máscaras, de biscoitos com a nutri kids Janete Diniz, oficina de trancista e estética com Sandra Duartti. A Pequena Sereia, do Aquário Paraíba, vai encantar os pequenos.
A equipe da Cabana Bacana também estará por lá, e a decoração infantil ficará por conta da Sofia Festas. A equipe da Escola Técnica São Vicente de Paula vai oferecer serviços de saúde. Nos estandes da Feirinha Inclusiva serão comercializados produtos diversos feitos pelas mães. Haverá ainda atendimento com as assistentes sociais da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes) e jurídico com advogados do escritório Jansen Dornelas.