Combater todas as formas de corrupção. Este é o compromisso firmado publicamente pela Cemig ao ingressar no Movimento Transparência 100%. Trata-se de uma iniciativa do Pacto Global da ONU, cujo intuito é fazer com que organizações alinhem suas estratégias e operações aos princípios e mecanismos anticorrupção. A adesão da companhia ao Movimento foi tornada pública durante o evento “Workshop Melhores Práticas ESG e Agenda 2030”, realizado em Belo Horizonte nesta quarta-feira (22/11) pela Cemig, em parceria com o Pacto Global, a Rede 2030 e Ambipar.
O documento que estabelece metas e ações para engajar as empresas participantes a se comprometerem com o tema foi assinado durante a cerimônia pelo diretor-presidente da Cemig, Reynaldo Passanezi Filho. O objetivo do Movimento, primeira grande iniciativa de fomento à transparência corporativa do Brasil, é encorajar e capacitar empresas para irem além das obrigações legais, fortalecendo mecanismos de transparência e integridade em companhias de destaque para torná-las exemplos de sucesso para as demais organizações do país.
“Com a adesão ao Movimento Transparência 100%, a Cemig reforça seu alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Já tínhamos aderido ao Movimento Net Zero, iniciativa do Pacto Global para zerar as emissões de carbono. Agora, reforçamos também a parte de Governança do nosso tripé ESG”, destaca o diretor-presidente da Cemig, Reynaldo Passanezi Filho.
As metas assumidas pela Cemig no Transparência 100% são avançar em direção às metas de 100% de transparência das interações com a Administração Pública; remuneração 100% íntegra da alta administração; 100% da cadeia de valor de alto risco treinada em integridade; 100% de transparência da estrutura de Compliance e Governança e 100% de transparência sobre os canais de denúncias.
“A previsão é que essas metas sejam alcançadas em sua totalidade bem antes do prazo definido pelo Movimento, que é o ano de 2030. Até porque as ações da Cemig já caminham nesse sentido de melhoria da governança”, comenta Passanezi.
Sobre o Pacto Global
Lançado em 2000 pelas Nações Unidas, o Pacto Global é uma chamada para as empresas alinharem suas estratégias e operações aos dez princípios universais nas áreas de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção e desenvolverem ações que contribuam para o enfrentamento dos desafios da sociedade.
É hoje a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo, com mais de 16 mil participantes, entre empresas e organizações, distribuídos em 70 redes locais, que abrangem 160 países. É também uma iniciativa voluntária que fornece diretrizes para a promoção do crescimento sustentável e da cidadania, por meio de lideranças corporativas comprometidas e inovadoras. Saiba mais em Pacto Global.