Um grupo de idosas do Centro de Referência de Assistência Social (Cras) se reuniu para prática de exercícios físicos e uma calorosa confraternização no Parque Zoobotânico Arruda Câmara – Bica. Foi na manhã desta quinta-feira (21). O encontro teve como pano de fundo a beleza natural do parque, proporcionando um ambiente acolhedor e festivo.
O grupo, composto por membros que participam regularmente de atividades físicas no parque às quintas-feiras, uniu-se para celebrar a temporada festiva de uma maneira especial. Inicialmente, uma sessão de exercícios ao ar livre proporcionou não apenas benefícios físicos, mas também fortaleceu os laços comunitários entre os participantes.
“A Bica recebe com muito carinho todas as pessoas que moram no entorno dela. É um dever, uma obrigação nossa, como gestor, fazer com que toda a população que está em volta do Parque possa fazer uso do mesmo. Então, essa iniciativa, junto ao pessoal dos bairros do Roger, Padre Zé, da Comunidade Asa Branca, do Riachinho, vai ser uma constante nessa nossa administração”, afirmou Renato Braga, diretor da Bica.
Jacira Rodrigues Pereira foi uma das participantes do encontro e afirma que essas atividades são muito benéficas ao grupo. “Toda quinta-feira a gente vem para cá. Estamos agradecidas ao professor, à Bica, que disponibilizou o espaço. Eu me sinto muito bem, porque os exercícios são ótimos, o professor é muito bom e competente. Eu estou muito satisfeita”, agradeceu.
Após a atividade física revigorante, as idosas compartilharam um animado piquenique. O sorteio de presentes e votos calorosos adicionaram um toque especial ao encontro, destacando a importância da solidariedade e da amizade.
Helena Maria Avelino Barbosa, também moradora do entorno do parque, frequenta as aulas e destaca a oportunidade de fazer exercício próximo de casa. “Está bom demais, as pessoas devem vir, é ótimo, o professor é maravilhoso e o contato com as colegas é bom demais. O clima desse verde é maravilhoso, também gosto muito da nossa professora Kelly, do Cras”, afirmou.
A confraternização de Natal no Parque Arruda Câmara Bica não celebrou apenas a temporada festiva, mas também destacou a importância da atividade física para a saúde e do convívio social para o bem-estar dos idosos. Foi um momento significativo de união, alegria e celebração, fortalecendo os laços entre os participantes e promovendo um ambiente saudável e inclusivo.
O educador físico Von Hollemberg lembra que no Brasil muitos idosos estão sem fazer exercícios físicos e isso é causa de muitas mortes por queda e fratura. “A gente tem promovido nesses encontros alongamentos e exercícios específicos para que elas tenham mais qualidade de vida. Algumas têm dificuldade de mobilidade, porque às vezes passam muito tempo sentadas e isso causa encurtamento dos músculos. Então, a Bica dá oportunidade delas praticarem mobilidade, coordenação motora e exercício pulmonar, onde a gente tem melhorado bastante a saúde das participantes”, afirmou.