As obras de revitalização das estações Eldorado e Vilarinho, que pertencem à linha 1 do Metrô da Região Metropolitana de Belo Horizonte, foram iniciadas nesta quarta-feira (20/12). As intervenções fazem parte do contrato de concessão assinado pelo Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra).
As obras contemplam a implantação de novos sistemas elétricos, hidráulicos, de drenagem, de iluminação, reformas de telhados e coberturas, de pisos e pisos podotáteis (adequados a pessoas com deficiência), reformas de bilheterias e áreas operacionais, nova pintura interna e externa, dentre outros processos.
Até 2025, dez das 19 estações do sistema estarão modernizadas, são elas: Eldorado, Cidade Industrial, Vila Oeste, Gameleira, Calafate, Carlos Prates, Lagoinha, Central, Santa Efigênia e Vilarinho.
Para maior conforto do usuário, os espaços em obras ficarão vedados por tapumes e alguns processos acontecerão fora do horário operacional, a fim de mitigar os transtornos ao público.
Cronograma
Em meados do ano que vem, a concessionária vai iniciar a reforma das outras nove estações da linha 1, são elas: Santa Tereza, Horto, Santa Inês, José Cândido da Silveira, Minas Shopping, São Gabriel, Primeiro de Maio, Waldomiro Lobo e Floramar.
O contrato de concessão prevê a finalização da reforma dessas nove estações para 2026. A implantação da estação Novo Eldorado, a 20º estação da Linha Laranja, com mais 1,6 quilômetros de via permanente, também está prevista para 2026.
Modernização
No dia 3/11, o Metrô BH informou o início da modernização da via permanente e da rede aérea do sistema e essas obras continuam. O primeiro trecho a ser reformado vai da Estação Eldorado à Estação Calafate e, nesta primeira fase, o processo tem previsão de finalização em março de 2027.
A maior parte das obras acontecerá no período noturno e nos finais de semana, a fim de impactar o mínimo possível a circulação de trens em horário operacional. Ao longo desse tempo, em períodos pontuais, os trens poderão trafegar em velocidade reduzida entre as estações supracitadas e o intervalo entre as composições pode ser alterado.
Investimentos
O contrato de concessão do Metrô da RMBH tem duração de 30 anos. Durante este período, a estimativa é a de que sejam investidos R$ 3,7 bilhões para melhorias e ampliações.
Após os investimentos, o sistema deve beneficiar aproximadamente 270 mil passageiros diariamente, dos quais 50 mil devem utilizar a nova Linha 2.
A expectativa é a de que o processo de melhoria gere, ao longo do contrato, mais de 28 mil empregos diretos e indiretos e promova mais qualidade ao serviço prestado à população.