Atenta à demanda de força de trabalho, a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) está em constantes tratativas com o Governo do Estado para reforçar o quadro de pessoal da instituição. Como resultado, nos últimos cinco anos, ingressaram 2.163 servidores das carreiras policiais e administrativas, sendo 569 somente em 2023. E para 2024 já está autorizada a realização de concurso público.
Visando otimizar a organização da força de trabalho, a instituição atualizou o seu Quadro de Distribuição de Pessoal (QDP), mapeando unidades de lotação e exercício dos servidores. “Esse instrumento de gestão é de suma importância para redimensionar e redistribuir o efetivo. O utilizamos como uma das referências para pleitear abertura de concursos, além de designar e remover os servidores, considerando as necessidades territoriais e características das unidades da Polícia Civil e os anseios dos próprios policiais”, explica a chefe da PCMG, delegada-geral Letícia Gamboge.
Hoje, a PCMG conta com o empenho de aproximadamente 11,4 mil servidores – 10,3 mil das carreiras policiais (delegados, escrivães, investigadores, peritos criminais e médicos-legistas) e 1,1 mil administrativos (analistas, técnicos e auxiliares), sendo 3,7 mil mulheres e 7,7 mil homens – atuantes em todo o estado para investigação criminal, procedimentos de polícia judiciária, perícias e exames na área de polícia técnico-científica, identificação civil e criminal, além de capacitação profissional e atenção (saúde e valorização) ao servidor.
Para se ter uma ideia do trabalho realizado no campo da investigação criminal, de janeiro a novembro de 2023, a Polícia Civil, por meio de suas equipes lotadas em unidades especializadas e territoriais em todo o estado, deflagrou mais de 3,7 mil operações policiais em repressão a organizações criminosas, ao tráfico de drogas, a esquemas de fraudes e lavagem de dinheiro, a crimes patrimoniais, entre outros delitos. Ações que resultaram em quase 5 mil prisões e na apreensão de mais de 600 adolescentes.
Investimentos
Gamboge ressalta a importância da reposição do efetivo, bem como de investimentos em logística e infraestrutura, para a continuidade dos trabalhos. “Estamos encerrando 2023 com saldos positivos e já começamos o próximo ano otimistas com a realização do concurso. Com isso, os novos policiais civis irão reforçar os quadros da instituição, garantindo-se assim uma Polícia Civil cada vez mais eficaz e eficiente em prol da segurança dos mineiros”, ressalta.
O concurso foi autorizado pelo governador Romeu Zema, conforme anunciado no último dia 13/12, para provimento de vagas de carreiras policiais. A próxima etapa será o processo de contratação da empresa que realizará o certame, sob coordenação da Academia de Polícia Civil (Acadepol-MG), com previsão de lançamento do edital no primeiro semestre de 2024.
Armas e viaturas
Além do incremento no quadro de pessoal, a Polícia Civil está mobilizada para melhor equipar as unidades, o que reflete em condições de trabalho mais adequadas e prestação de serviços com qualidade à população. Em 2023, foram investidos mais de R$ 2,1 milhões na aquisição de 949 pistolas de última geração.
O número de viaturas entregues em 2023 foi o mais expressivo dos últimos cinco anos: 420 veículos, atendendo municípios das diferentes regiões de Minas. No período de 2019 a 2023, foram integradas à frota da PCMG 1.051 novas viaturas – 784 caracterizadas e 267 descaracterizadas, o que representa aproximadamente R$ 140 milhões em investimentos.
As fontes de recursos para compra de armas e viaturas incluíram verbas indicadas em emendas parlamentares, convênios federal e municipal, transferência especial, Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) e Termo de Descentralização de Crédito Orçamentário (TDCO).
Agradecimento e projeção
A chefe da PCMG reitera que a instituição seguirá trabalhando para o aprimoramento em termos de força de trabalho, novas entregas de equipamentos e melhorias estruturais, buscando e fortalecendo parcerias para desenvolvimento da instituição. “Agradecemos a todos os parceiros que colaboram para transformarmos nossos projetos em resultados concretos e reforçamos a importância de cada um para continuarmos sendo um dos estados mais seguros do país”, pontua.
“Aproveito para agradecer aos servidores o empenho, a dedicação, o trabalho árduo em prol da segurança das mineiras e dos mineiros. E temos a esperança de que 2024 será um ano com resultados ainda mais satisfatórios no que tange à segurança pública e também no que diz respeito ao crescimento institucional da Polícia Civil de Minas Gerais”, finaliza Letícia Gamboge.
Hey! Do you know if they make any plugins to help with SEO?
I’m trying to get my website to rank for some targeted keywords but I’m not seeing
very good success. If you know of any please share.
Appreciate it! I saw similar blog here: Eco wool
Hi! Do you know if they make any plugins to assist with Search Engine Optimization? I’m trying to
get my site to rank for some targeted keywords
but I’m not seeing very good gains. If you know of any please
share. Cheers! You can read similar article here: Your destiny