Em pleno funcionamento na cidade do Rio de Janeiro, o BRT Transbrasil se transformou numa galeria de arte urbana a céu aberto, a maior da América Latina. O projeto Cores da Brasil levou para as estações do sistema de transporte, além de viadutos, terminais e passarelas, os grafites que já estampavam o Porto Maravilha. As novas cores, formas e significados tiveram por inspiração as obras do Profeta Gentileza.
Para o projeto foram mapeados artistas moradores dos locais por onde a Transbrasil passa. Ao todo, 26 bairros foram contemplados com as obras de mais de 130 artistas. Mais de 30 mil latas de tintas e 10 mil latas de spray foram utilizadas. O pontapé inicial foi no Terminal Intermodal Gentileza, em setembro do ano passado, em muro de 450 metros do artista Lucas Cassarotti.
A iniciativa vai além da estética do corredor de BRT e da Avenida Brasil em si. O grafite garante a preservação das estações e terminais, inibindo pichações e aumentando o engajamento da população com o transporte público da cidade.
Em parceria com a Secretaria Especial da Juventude Carioca (JUVRio), a ação também abraçou o lado social, com a capacitação de jovens da cada região, que tiveram o primeiro contato com uma produção artística. Os contêineres operacionais utilizados na produção ficam de legado como escolas de capacitação em arte.
BRT Transbrasil
O BRT Transbrasil já está em operação na cidade. Com 25 quilômetros de extensão, 17 estações e dois terminais, ele tem previsão de transportar cerca de 250 mil pessoas por dia até 2030. São três linhas operando atualmente, todos os dias, sempre das 4h à meia-noite: a linha 60 (Terminal Gentileza x Terminal Deodoro – parador); a linha 80 (Terminal Gentileza x Penha – parador); e a linha 90 (Terminal Gentileza x Fundão – parador). Além delas há o serviço executivo Terminal Gentileza x Galeão, sem paradas, que opera diariamente, das 6h à meia-noite.
Terminal Intermodal Gentileza
Em operação desde o dia 23 de fevereiro, o Terminal Gentileza já opera com suas três plataformas em horário integral. As 15 linhas de ônibus convencionais municipais funcionam 24 horas por dia; as duas linhas do VLT circulam das 5h às 23h; e as três linhas do BRT rodam das 4h à meia-noite.
Categoria: