Mostra de educador mineiro enaltece vínculo de crianças do Alto Jequitinhonha com sua ancestralidade, por meio das brincadeiras nas águas e rios
Trabalhar a preservação da água, de forma lúdica, explorando memórias e ancestralidades. Esse é o objetivo do projeto “Telegarrafas”, idealizado em 2009 pelo educador mineiro Igor Amin, a partir de oficinas com estudantes de uma escola pública de São Gonçalo do Rio das Pedras, distrito de Serro, no Alto Jequitinhonha, em Minas Gerais. O projeto resultou em uma exposição, que passou por Belo Horizonte, e desembarca em Betim, na Casa da Cultura Josephina Bento, de 1º a 29 de novembro. A mostra, que tem entrada gratuita, estará disponível para visitação sempre em dias úteis, das 9h às 17h.
Na visitação, serão apresentados painéis fotográficos, cartografias, projeções e objetos relacionados à vida dos pequenos estudantes. As instalações percorrem as águas de comunidades quilombolas, indígenas e ribeirinhas, entrando em contato com a memória de suas famílias, o registro do brincar livre nas águas e a intimidade com os rios.
Igor Amin explica que as próximas etapas do projeto se darão em 2025: o lançamento do filme “A mensagem de Jequi” – que exibe a história de uma criança quilombola que solta um barco no rio próximo à sua casa e, a partir daí, conecta-se com outras crianças do Vale do Jequitinhonha, Serra do Mar (SP), de Portugal e de Moçambique, reestabelecendo um vínculo com a sua própria ancestralidade -, e um livro infantil ilustrado com as histórias
relacionadas aos personagens do filme e os participantes da mostra.
“Estava realizando oficinas com esses alunos, em São Gonçalo do Rio das Pedras, para ouvi-los e identificar qual assunto era mais valioso para eles, caso pudéssemos criar instalações audiovisuais e filmes educativos juntos. A água foi o elemento central das nossas conversas. Nasceu então a ideia desses estudantes trocarem mensagens em vídeo, por meio de garrafas, com outras crianças pelo Vale do Jequitinhonha, e também pelo mundo. Hoje, essa experiência se tornou a primeira edição da exposição, após uma longa jornada pelas águas das Gerais, do Brasil e do mundo”, conta Amin, que é também curador da exposição, além de ser autor de algumas das obras, em conjunto com as crianças e artistas convidados.
Exposição “Telegarrafas”
Data: De 1 a 29 de novembro
Local: Casa da Cultura “Josephina Bento” – avenida Padre Osório Braga, 18, Centro
Horário: de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h
Entrada gratuita