Durante a iniciativa, profissionais da Secretaria Municipal de Saúde orientarão a população que passar pelo local sobre os riscos do contágio e os meios de prevenção do HIV/Aids e outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Serão distribuídos materiais informativos, preservativos masculinos e femininos, e autotestes para o HIV. O Vacimóvel estará presente na ação, oferecendo os imunizantes do Calendário de Vacinação para quem passar pela praça.
As Unidades Básicas de Saúde (UBSs) da cidade também realizarão, ao longo do mês de dezembro, atividades direcionadas para orientação e prevenção do HIV. Os interessados podem procurar a UBS de referência para se informar sobre a programação da unidade e participar das ações.
“O Dia Mundial de Combate à Aids é uma oportunidade para reafirmarmos o compromisso com a erradicação do estigma e da discriminação associados a essa doença, e para refletirmos sobre a importância da conscientização, prevenção e apoio às pessoas que vivem com o HIV. A Aids continua sendo um dos maiores desafios da saúde pública global e, embora tenhamos avançado significativamente no tratamento e na prevenção, a luta ainda não acabou. É essencial que todos nós, como sociedade, reforcemos as ações de prevenção, o acesso aos cuidados médicos adequados e a educação sobre o HIV. O diagnóstico precoce, o uso de preservativos e a conscientização sobre as formas de transmissão são as melhores formas de combater a epidemia”, ressalta a referência técnica do município sobre doenças infectocontagiosas, Júpiter Cruz.
Dados epidemiológicos
Conforme dados do Informe Epidemiológico da Secretaria Municipal de Saúde, há, em Betim, maior incidência da infecção por HIV em homens. Além disso, pessoas na faixa etária entre 20 e 49 anos estão mais expostas ao contágio. Até novembro de 2024, 78 novos casos de infecção pelo HIV e 47 casos de Aids foram notificados em moradores da cidade.
Rede de Atendimento em Betim
No SUS Betim, o Programa de Doenças Infectocontagiosas promove, durante todo o ano, ações educativas, estimulando a prevenção das ISTs, o diagnóstico e o tratamento precoce dessas infecções. As ações envolvem toda a rede de atenção à saúde.
Nas 41 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município são oferecidos atendimento com aconselhamento para prevenção das doenças, realização do teste rápido de HIV, sífilis e hepatites B e C, além da distribuição de preservativos. Nas Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) são acolhidos os casos de acidente com materiais biológicos e de exposição sexual consentida. São fornecidos também medicamentos para a Profilaxia Pós-exposição de Risco de Infecção pelo HIV (PEP).
O Serviço de Prevenção e Assistência em Doenças Infecciosas (Sepadi) é a unidade de referência que realiza o atendimento ambulatorial multidisciplinar aos pacientes com HIV e outras ISTs, com médicos infectologistas, enfermeiros, psicólogos, farmacêuticos e assistentes sociais. Nesse serviço também são realizados os testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites B e C, palestras e aconselhamento individualizado para prevenção de infecções sexualmente transimissivies, e o acompanhamento de vítimas de acidentes com material biológico, exposição sexual consentida e vítimas de violência sexual
Desde julho de 2023, o Sepadi oferece a Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP), que consiste no uso de um medicamento anti-HIV de forma programada para evitar a infecção pelo vírus. Os interessados em utilizar a PrEP devem procurar a unidade para se informar e agendar o atendimento.