NOTÍCIAS Notícias de Minas

Betim adquire ferramenta de gestão…

A Prefeitura de Betim deu um importante passo na transparência e na celeridade dos processos habitacionais no município. Isso porque a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Ordenamento Territorial e Habitação (Sorteh), concluiu, hoje (30), a contratação da ferramenta de gestão habitacional para atender as divisões de Habitação, Assuntos Sociais e Licenciamento e Regularização de Parcelamento do Solo da pasta. 

A expectativa é que o sistema entre em operação a partir de fevereiro de 2025.  Com a aquisição, o sistema poderá realizar a gestão cadastral dos beneficiários do Auxílio Habitacional; a obtenção de relatórios customizáveis; a visualização dos cadastrados em mapas territoriais; a gestão financeira do Programa Habitacional Municipal; a inserção de dados para cadastro de áreas destinadas à regularização fundiária urbana, rural e loteamentos; dentre outras funcionalidades. 

Após o início de uso do sistema, haverá também outras funcionalidades para o andamento dos trabalhos da secretaria, como o cadastro dos munícipes alvo de políticas públicas de habitação. Além disso, quando lançados programas habitacionais  municipais, estaduais ou federais na cidade, o sistema acolherá o cadastro das famílias interessadas e, por meio dos critérios de seleção definidos pelo Conselho Municipal de Habitação, fará o ranqueamento das famílias aptas a serem contempladas pelo programa em questão.

As funções administrativas e de gestão financeira serão usadas internamente pela Sorteh. Para atendimento ao público, as funcionalidades pertinentes serão a de cadastro para diagnóstico habitacional da cidade e, quando oportuno, o cadastramento em programas habitacionais. 

“A aquisição do sistema representa uma grande conquista no encerramento deste ciclo na Sorteh e uma importante modernização da secretaria, trazendo mais segurança aos dados armazenados, otimização do serviço prestado pelo município e mais celeridade aos processos”, conclui o secretário municipal de Ordenamento Territorial e Habitação, Marco Túlio Freitas.