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Prefeito eleito de Betim, Heron…

O prefeito eleito de Betim, Heron Guimarães (União Brasil), já definiu o corpo técnico que formará a linha de frente de sua gestão para o mandato 2025-2028. Depois de adiantar nomes para algumas pastas nas últimas semanas, o gestor anunciou, no início da manhã desta segunda (30), os demais titulares que vão compor a administração municipal e que serão oficialmente empossados por ele no próximo dia 2 de janeiro.

“Montamos o secretariado com um olhar técnico e político, equilibrando renovação e continuidade. É importante destacar que parte dos secretários assumem os cargos de primeiro escalão em renovação, enquanto parte continua em suas funções, o que nos garante uma transição tranquila e a preservação do projeto de desenvolvimento iniciado em 2017 pelo prefeito Vittorio Medioli. Nosso objetivo é dar continuidade ao que deu certo, mas também imprimir a marca de um novo governo, sempre pensando no melhor para Betim”, ressaltou Heron Guimarães.

 

Secretariado 2025-2028

A Procuradoria-Geral do Município seguirá sob o comando de Joab Ribeiro Costa, que terá como subproduradores Lucas Neves e Marina Augusto de Morais.

A atual secretária municipal de Gabinete, a advogada Vitória Paiva, também permanecerá no posto.

À frente da Secretaria Municipal de Governo desde outubro de 2022, Jaime Thalles continua no comando das relações com a câmara e demais lideranças políticas.

Já a Secretaria Municipal de Comunicação volta a ficar a cargo da jornalista Bianca Christófori. Ela retorna à função que ocupou por mais de seis anos nos mandatos de Vittorio Medioli.

A Secretaria Adjunta de Ouvidoria terá como titular o advogado Lucas Amaral, enquanto a de Auditoria e Controle será comandada pelo também advogado Thiago Flores, e a de Corregedoria seguirá sob comando de Rejane Souza Ribeiro.

A Empresa de Construções, Obras, Serviços, Projetos, Transportes e Trânsito (Ecos) permanecerá sob os cuidados do engenheiro Wilton Magno Leite, que exerce a função desde julho de 2023.

Já a Secretaria Municipal de Ordenamento Territorial e Habitação (Sorteh), que também atua no campo de obras e projetos públicos do município, terá como titular a engenheira Bárbara Gomes.

Atual secretária municipal de Saúde, a advogada Jaqueline Santana segue no posto. Ainda nesse escopo, assume a Secretaria Adjunta de Gestão da Saúde o enfermeiro especialista em gestão, Joanilson Santos, que ocupava a Secretaria Adjunta de Assistência à Saúde – pasta que será administrada pela atual ex-diretora do Centro Materno-Infantil, Valéria Infantini.

À frente da Educação desde parte do primeiro mandato de Vittorio Medioli, Marilene Pimenta continuará no comando da pasta.

Já a Secretaria Municipal de Esportes terá como gestor o ex-vereador e administrador de empresas Wellinton Sapão.

Outra novidade é na Secretaria Adjunta de Desenvolvimento Econômico, que terá a administradora de empresas e engenheira civil Bárbara Janine Cajazeiro como titular.

A Secretaria Municipal de Cultura, comandada por Bruna Ribeiro desde maio de 2023, seguirá sob gestão da jornalista.

À frente da Secretaria Adjunta de Segurança Pública em parte dos dois mandatos de Vittorio Medioli, o coronel da reserva da Policia Militar de Minas Gerais Julio Cezar Rachel de Paula permanece no cargo.

E o Instituto de Previdência Social do Município de Betim (Ipremb) terá como presidente o ex-superintendente de Gestão e Orçamento Alício Umbelino da Silva Filho.

Somam-se a esses nomes os já anteriormente anunciados por Heron Guimarães: Dalmy Freitas de Carvalho ficará à frente da Secretaria de Finanças, Planejamento, Gestão, Orçamento e Obras Públicas; Jonatas Lima de Oliveira assumirá a Secretaria Adjunta da Fazenda; Walmir Antônio do Prado passará a comandar a Secretaria de Administração; e Gabriela Brena de Araújo será a diretora executiva da Associação de Proteção à Maternidade, Infância e Velhice (Apromiv), entidade que também terá, a partir de 2025, a futura primeira dama Janaína Guimarães como presidente de honra.

Além deles, já estão na administração municipal para este período de transição. Rodrigo Gonçalves, que assumiu recentemente a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável; Cleusa Lara, que, além de vice-prefeita atual e eleita, acumula o comando da Secretaria de Assistência Social; e Patricia Evangelista, que permanecerá como diretora-geral do Hospital Público Regional.

 

Superintendentes

Conforme informou Heron Guimarães, os superintendentes do mandato 2025-2028 serão anunciados por ele entre janeiro e fevereiro. “A definição dos superintendentes será feita em uma segunda etapa, já com o governo em andamento, e esperamos concluir essa composição até o final de janeiro. Assim como o secretariado, as superintendências também terão profissionais que permanecerão e outros que chegarão para assumir as funções. Além disso, iniciaremos em janeiro um processo de reforma administrativa, que será construído com muito diálogo e responsabilidade, envolvendo a Câmara Municipal e os gestores à frente do projeto”, pontuou o prefeito eleito.

“Estamos prontos para trabalhar com determinação e comprometimento, construindo um governo que pretende ser exemplo de gestão e resultados”, ratificou Guimarães.

 

Currículos dos titulares

Procuradoria-Geral do Município

Joab Ribeiro Costa

Graduado em direito há 28 anos, Joab Ribeiro Costa é pós-graduado em direito penal econômico e em direito público. Sua atuação profissional abrangeu os ramos de direito civil, constitucional, administrativo, eleitoral e penal, além do direito público, no qual trabalhou por mais de 20 anos prestando assessoria e consultoria jurídica a vários municípios de Minas. Costa já foi conselheiro do Órgão Especial da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) – Seção de Minas Gerais, entre 2016 e 2018, e assumiu a Procuradoria-Geral de Betim em 2023.

 

Subprocuradoria-geral do Município

Lucas Cruz Neves

Graduado em direito e mestre em direito do estado e cidadania e também em direito processual, Lucas Neves já atuou como procurador-geral do município de Betim entre 2013 e 2014. O advogado também já foi procurador-geral da Câmara Municipal de Betim de 2011 a 2012. No governo de Vittorio Medioli, exerceu o cargo de diretor-executivo da Empresa de Construções, Obras, Serviços, Projetos, Transportes e Trânsito (Ecos) e, em dezembro de 2023, assumiu a função de subprocurador-geral do município. 

Subprocuradoria Consultiva da Administração, da Saúde e da Educação

Marina Augusto de Morais

Marina é procuradora efetiva do município e, atualmente, preside, de forma interina, o Instituto de Previdência Social do Município de Betim (Ipremb). Ela é graduada em direito, pós-graduada em direito público e licitações e contratos, e possui MBA Executive em direito civil e em direito processual civil. Foi assessora jurídica de Mateus Leme de 2019 a 2020, membro do Instituto de Previdência Própria de Juatuba, de 2019 a 2023, e servidora da Ouvidora Geral de Juatuba, de 2018 a 2019.

 

Secretaria Municipal de Gabinete

Vitória Paiva

Bacharel em direito, trabalha na atual administração municipal desde 2020, quando ingressou como estagiária na Secretaria Adjunta de Segurança Pública e, em seguida, no setor jurídico da Superintendência de Defesa Civil. Em 2022, Vitória foi nomeada assessora na Secretaria de Gabinete, onde foi se destacando e assumindo, gradativamente, grandes responsabilidades, até se tornar secretária de Gabinete, em 2024.

 

Secretaria Municipal de Governo

Jaime Thalles

Formado em gestão pública, Jaime Thalles é servidor municipal há 34 anos. Iniciou sua experiência como gestor público em 2017, no primeiro mandato de Vittorio Medioli, quando atuou como gerente regional do Teresópolis e, depois, como superintendente municipal de Eventos, Juventude e Turismo. Em 2023, também assumiu, de forma interina, a Secretaria Municipal de Governo, pasta que coordenou até o fim da gestão de Vittorio.

 

Secretaria Municipal de Comunicação

Bianca Christófori

Graduada em comunicação social com habilitação em jornalismo, Bianca tem dois MBAs em marketing, sendo um deles internacional. Também possui especialização em marketing político. Foi diretora de Comunicação da Câmara Municipal de Betim entre os anos de 2013 e 2016, e secretária municipal de Comunicação da Prefeitura de Betim entre 2017 e 2023. Atuou ainda em agências de comunicação em Belo Horizonte e no jornal O Tempo.

 

Secretaria Municipal de Auditoria e Controle Interno

Thiago Flores

Doutor e mestre em ciências sociais e bacharel em direito, Thiago Flores é diretor jurídico nacional do Movimento de Reintegração das Pessoas Atingidas pela Hanseníase (Mohan) e professor de direito. Foi assessor legislativo na Câmara Municipal de Betim entre 2009 e 2011 e atuou por dez anos na área jurídica de empresas privadas. Em novembro de 2023, assumiu o cargo de assessor especial do procurador-geral do município na Prefeitura de Betim.

 

Secretaria Adjunta de Corregedoria

Rejane Souza Ribeiro

Rejane é graduada em direito e possui diversas especializações no currículo, entre elas as de gestão pública e nas áreas de ciências sociais, negócios e direito do trabalho. É pós-graduanda em direito municipal e em direito digital e proteção de dados. Sua experiência na gestão pública teve início em 2018, como assessora na Secretaria Municipal de Gabinete de Betim e, em seguida, no Ipremb, além da Superintendência de Recursos Humanos. Por último, Rejane assumiu, em fevereiro de 2022, a Secretaria Adjunta de Corregedoria de Betim.

 

Secretaria Adjunta de Ouvidoria

Lucas Amaral

Graduado em direito, pós-graduado em direito processual civil e em direito privado, Lucas cursa atualmente ciências políticas. Ao longo do segundo mandato de Vittorio Medioli, ocupou cargos em diferentes na administração, como o de coordenador administrativo na Secretaria Adjunta de Corregedoria, coordenador administrativo na Secretaria Adjunta de Segurança Pública, chefe da Seção de Auditoria na Secretaria Municipal de Auditoria e Controle Interno e, recentemente, superintendente da Central de Fiscalização da mesma pasta.

 

Secretaria de Finanças, Planejamento, Gestão, Orçamento e Obras Públicas

Dalmy Freitas de Carvalho

Bacharel em economia, ciências contábeis e administração; especialista em controladoria e mestre em ciências contábeis, Dalmy Freitas de Carvalho já exerceu a função de secretário da Fazenda na Prefeitura de Contagem, nos mandatos 2009-2012, 2013-2016 e 2021-2024; e na Prefeitura de Ibirité, de 2017 a 2019. Atuou ainda por mais de 20 anos na iniciativa privada, nas áreas de planejamento econômico financeiro, controladoria e contabilidade.

 

Secretaria Adjunta de Administração

Walmir Antônio do Prado

Gestor administrativo e financeiro, Walmir Antônio do Prado atuou por mais de 44 anos na iniciativa privada, acumulando larga experiência nas áreas administrativa, financeira, de gestão de contratos e suprimentos, em processos de compras e em estratégias de otimização de custos. Nos últimos dois anos, Walmir esteve à frente da Secretaria Adjunta da Fazenda de Betim.

 

Secretaria Adjunta da Fazenda

Jonatas Lima de Oliveira

Formado em administração e cursando ciências contábeis, Jonatas Lima de Oliveira é especialista em controladoria e auditoria. Desde fevereiro de 2024, comandava a Secretaria Municipal de Finanças, Planejamento, Gestão, Orçamento e Obras Públicas. Anteriormente, atuou como controlador e diretor geral da Câmara Municipal de Betim. Em sua trajetória profissional, se especializou em gestão de contratos em órgãos públicos e privados, administração de orçamentos e seus reflexos contábeis.

 

Presidência da Ecos

Wilton Magno Leite

Engenheiro civil e de segurança, Wilton é servidor efetivo na prefeitura há 35 anos. Ele preside o Conselho Municipal de Saneamento Básico de Betim e já atuou na fiscalização de diversas obras importantes do município. Wilton também faz parte de várias comissões municipais, entre elas as do Plano Diretor, do Recebimento de Obras e de Arborização.

 

Secretaria de Ordenamento Territorial e Habitação

Bárbara Gomes

Graduada em engenharia de produção, Bárbara iniciou sua trajetória profissional em 2013, na iniciativa privada, em Belo Horizonte. Desde então, especializou-se na área de infraestrutura, com participações significativas em projetos de grande impacto em Betim, como a Operação Urbana Consorciada Córrego do Pintado, conhecida como Via das Indústrias, e o aeroporto da cidade. Em janeiro de 2023, assumiu o cargo de superintendente de Projetos Públicos do município.

 

Secretaria Municipal de Saúde

Jaqueline Santana

Jaqueline é formada em direito e especialista em administração pública e em licitações. Ela já atuou nas prefeituras de Igarapé e São Joaquim de Bicas. Em Betim, foi coordenadora jurídica e superintendente de licenciamento e regularização da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, atividade que faz interface com a Saúde para a liberação de alvarás sanitários. Em janeiro de 2024, assumiu a Secretaria Adjunta de Saúde e, pouco depois, a Secretaria de Saúde.

 

Secretaria Adjunta de Assistência à Saúde

Valéria Infantini

Enfermeira e assessora técnica em enfermagem, é especialista em gestão hospitalar e em educação em saúde, além de pós-graduada em auditoria e processos de enfermagem. É também especialista em implementação de serviços em saúde da rede SUS, analista em segurança do paciente e especialista em auditoria da qualidade. Possui ainda MBA em gestão estratégica de pessoas. Atuou na gerência do Centro Materno-Infantil de 2022 a 2023.

 

Secretaria Adjunta de Gestão da Saúde

Joanilson Santos Guimarães

Servidor efetivo da Prefeitura de Betim desde 2011, Joanilson é enfermeiro, especialista em gestão e em terapia intensiva, além de mestre em enfermagem. Ele atua na rede SUS desde 2004 e já foi, em 2021, secretário adjunto de Saúde em Contagem. Em julho de 2023, assumiu a Secretaria Adjunta de Assistência à Saúde, pasta da qual foi titular até o fim da gestão de Vittorio Medioli.

 

Hospital Público Regional

Patrícia Evangelista

Graduada em enfermagem e pós-graduada em terapia intensiva, urgência, emergência e trauma, Patrícia atua há mais de 20 anos na rede SUS. Em 2016, trabalhou como gerente da unidade de pronto-socorro do Hospital Público Regional, onde também foi, de 2017 a 2021, diretora-geral. Além disso, também na gestão de Vittorio Medioli, foi secretária de Saúde, de 2023 a 2024, quando retornou à diretora-geral da unidade hospitalar.

 

Secretaria Municipal da Educação

Marilene Silva Santana Pimenta

Graduada em serviço social e professora da educação básica, Marilene foi assessora parlamentar na Assembleia Legislativa de Minas Gerais e secretária de Desenvolvimento Social e Habitação em Contagem. Na atual gestão em Betim, exerceu o cargo de superintendente da Educação de 2017 a 2020, quando assumiu a titularidade da Secretaria Municipal da Educação, pasta que comandou até o fim do mandato de Vittorio Medioli.

 

Secretaria Municipal de Esportes

Welinton Abreu, o Sapão

Reconhecido empresário do setor de varejo em Betim e na região metropolitana de BH, Welinton Sandro de Abreu, o Sapão, além de ser administrador de empresas, tem larga experiência na política municipal, tendo sido vereador entre 2013 e 2016, mandato para o qual foi eleito com votação histórica na cidade. Em 2024, assumiu a coordenação geral da campanha de Heron Guimarães e Cleusa Lara, exercendo um papel crucial como liderança política nas comunidades de Betim. 

 

Secretaria Municipal de Assistência Social

Cleusa Lara

Graduada em economia e pós-graduada em administração e políticas públicas, Cleusa trabalha há 37 anos ao lado de Vittorio Medioli, de quem foi assessora parlamentar entre 1991 e 2007. Na iniciativa privada, Cleusa foi diretora administrativa e financeira da empresa Deva, da qual ainda é uma das gestoras. Na Prefeitura de Betim, assumiu as secretarias de Gabinete e de Governo, além da própria Secretaria de Assistência Social, em períodos distintos. Depois, Cleusa se dedicou exclusivamente à função de vice-prefeita.

 

Secretaria Adjunta de Desenvolvimento Econômico

Bárbara Janine Cajazeiro

Graduada em engenharia civil e administração de empresas e pós-graduada em gestão de projetos e engenharia de planejamento, Bárbara atuou em conceituadas empresas de tecnologia, construção civil, varejo e no segmento financeiro. Em sua trajetória profissional, acumulou larga experiência em segurança operacional, inovação, mapeamento de processos, auditoria, fiscalizações, gestão para resultados e desdobramentos de metas.

 

Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável

Rodrigo Gonçalves

Graduado em direito e em engenharia florestal; pós-graduado em gestão ambiental, em consultoria e licenciamento ambiental, em auditoria e perícia ambiental e também em gerenciamento de resíduos sólidos e efluentes, Rodrigo acumula mais de dez anos de experiência na gestão pública. Na Prefeitura de Betim, já atuou como assessor jurídico do Meio Ambiente e chefe de licenciamento ambiental. Recentemente, foi nomeado titular da pasta.

 

Secretaria Municipal de Arte e Cultura

Bruna Ribeiro

Formada em jornalismo, Bruna Ribeiro acumula quase dez anos de experiência na área da comunicação pública, tendo sido assessora de imprensa na Secretaria Municipal de Comunicação e assessora diretora de Vittorio Medioli por quase sete anos. Em 2023, Bruna assumiu a Secretaria Municipal de Arte e Cultura, pasta que comandou até o fim da gestão de Vittorio.

 

Secretaria Adjunta de Segurança Pública

Julio Cezar Rachel de Paula

Coronel da reserva da Polícia Militar de Minas Gerais, Julio Cezar é bacharel em direito e em ciências militares e mestre em administração pública. Ele se especializou em direito penal, em gestão estratégica em segurança pública e em segurança pública. Atua como professor de direito há mais de 15 anos e, na Prefeitura de Betimn, foi secretário adjunto de Segurança Pública no primeiro mandato de Vittorio Medioli e em parte do segundo, além de secretário adjunto de Ouvidoria.

 

Presidência do Instituto de Previdência Social do Município de Betim (Ipremb)

Alicio Umbelino da Silva Filho 

Servidor da Prefeitura de Betim há 34 anos, Alicio é administrador pós-graduado em administração pública e especialista em orçamento público. Atuou como consultor de gestão orçamentária em vários municípios de Minas Gerais. Em Betim, foi secretário adjunto de Finanças, Planejamento, Orçamento, Gestão e Obras Públicas e superintendente de Gestão e Orçamento. Participou ainda do Conselho de Educação, do Conselho Fiscal da Previdência e do Conselho Previdenciário.

 

Apromiv

Diretora-executiva

Gabriela Brena

Graduada em administração de empresas e especialista em gestão de projetos, Gabriela atuou como superintendente municipal de Convênios e Parcerias em Betim de 2022 a 2023, quando foi nomeada secretária municipal de Assistência Social. A administradora substituiu a vice-prefeita Cleusa Lara, que ocupava o cargo de forma interina.

 

 

Presidente de honra

Janaína Guimarães

Graduada em serviço social, Janaína tem sua trajetória marcada pelo compromisso com a causa social, tendo atuado voluntariamente no tratamento de pessoas com câncer e no cuidado de meninas em estado de vulnerabilidade. Trabalhou no comércio de Betim por muitos anos. Na Apromiv, terá a missão de ajudar no cumprimento do plano de governo do prefeito em relação ao cuidado com idosos.