NOTÍCIAS Notícias de Minas

Prefeitura de Betim abre inscrições…

Capacitação inclui aulas teóricas e estágio voluntário para apoiar gestantes na rede SUS

 

A Prefeitura de Betim, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promove, entre os dias 10 e 14 de março, um curso gratuito de formação de doulas – pessoas treinadas para oferecer orientações, além de suporte físico e emocional a gestantes e suas respectivas famílias As aulas serão realizadas das 8h às 17h, no auditório do Núcleo de Ensino e Pesquisa (Nep) do Hospital Público Regional. Ao todo, serão ofertadas 25 vagas para mulheres com idade a partir de 21 anos, que residem em um dos municípios da microrregião de saúde (Betim, Bonfim, Brumadinho, Crucilândia, Esmeraldas, Florestal, Igarapé, Juatuba, Mário Campos, Mateus Leme, Piedade dos Gerais, Rio Manso e São Joaquim de Bicas) e que não sejam profissionais da área da saúde, mas desejem atuar voluntariamente.

 

As interessadas em participar da iniciativa devem ter ensino médio completo. Elas podem se inscrever por meio da plataforma Sympla, pelo link: https://tinyurl.com/4yvvrt24. O certificado será emitido para as participantes que cumprirem 75% da carga horária do curso.

 

O curso será realizado em três etapas. “A primeira consiste em uma seleção por meio de entrevista. A segunda etapa serão aulas teóricas, com carga horária de 40 horas, ministradas entre os dias 10 e 14 de março. A terceira etapa contemplará o estágio obrigatório de 400 horas, no Centro Materno-Infantil (CMI), com 12 horas semanais, a serem cumpridas entre março e dezembro de 2025”, explica a enfermeira obstétrica do CMI, Denise Faria.

 

O objetivo do curso é capacitar mulheres como doulas para que, voluntariamente, auxiliem gestantes e suas famílias nesse momento, que, por vezes, apresenta desafios e complexidades. A iniciativa visa contribuir para que gestantes atendidas na rede SUS Betim recebam assistência humanizada durante o trabalho de parto, parto e aleitamento materno, além de oferecer suporte nos casos de óbito e perda gestacional. 

 

A Política Nacional de Humanização reconhece a importância da inclusão de doulas nas equipes de assistência ao parto. Nesse contexto, Betim se destacou como pioneiro na região metropolitana de Belo Horizonte ao capacitar doulas comunitárias e integrá-las como voluntárias no Sistema Único de Saúde (SUS) local, iniciativa que teve início em 1999.  

 

Em reconhecimento à relevância da atividade, o município publicou a Lei nº 6.339, de 27 de abril de 2018, que institui o “Dia da Doula”, data dedicada à valorização e conscientização sobre o papel dessa profissional na saúde de mães e bebês. Além disso, a atuação das doulas no município está em conformidade com a Lei nº 6.155, de 11 de janeiro de 2017, que assegura o direito ao acompanhamento por doula durante todo o trabalho de parto, parto e pós-parto imediato, sempre que solicitado pela gestante.