NOTÍCIAS Notícias de Minas

Ginastas conquistam dez medalhas no…

Betim brilhou no Campeonato Estadual de Ginástica Rítmica, realizado na cidade mineira de Poços de Caldas, entre os dias 1º e 5 de julho. As ginastas do Programa Viva o Esporte deram um show de talento e conquistaram dez medalhas no total, sendo três de ouro, três de prata e quatro de bronze, um dos melhores resultados já obtidos pela cidade na história do torneio. 

 

O Campeonato Estadual de Ginástica Rítmica 2025 foi disputado individualmente nas categorias: pré-infantil, infantil, juvenil e adulto e teve nove atletas do Viva o Esporte competindo. Betim conquistou medalha de ouro nos aparelhos bola e mãos livres, além da prova individual, todos na categoria infantil 2. Já as medalhas de prata foram conquistadas no aparelho bola na categoria infantil 2, no aparelho maças  (prova em que as ginastas têm que fazer o manejo desse aparelho que é semelhante a pinos de boliche) na juvenil 2, além de segundo lugar geral na mesma categoria. E o bronze foi individual geral na categoria infantil 2, nos aparelhos bola e maças e no individual geral da categoria juvenil 2. Acompanharam as atletas os seguintes professores: Ariene Righi Gonçalves, Marcelle Carolina Domingos, Ana Clara da Cruz Ferreira e Samuel Seixas. 

 

Agora, o próximo desafio das atletas será a 1ª Etapa do Torneio Regional Sudeste de Ginástica Rítmica, que ocorrerá em Vitória, no Espírito Santos, entre os dias 8 e 12 de julho. Quatro ginastas, que foram classificadas no ano passado, foram para a disputa. O torneio é classificatório para o Torneio Nacional de Ginástica Rítmica, que será realizado em Aparecida, no mês de novembro. 

 

Para o secretário municipal de Esportes, Welinton Sandro de Abreu, o Sapão, é um orgulho ver o desempenho das ginastas de Betim no estadual. Ele ainda ressaltou que o resultado é fundamental, pois oferece às atletas experiência para enfrentar os desafios ainda maiores que virão nas competições regional e nacional. “Quero parabenizar as nossas atletas, professores e treinadores pelo empenho, além da nossa coordenadora de ginástica Edna Guimarães. Seguindo a orientação do nosso prefeito Heron Guimarães, estamos trabalhando para incentivar todas as modalidades esportivas, descentralizar e levar o esporte para todos os cantos da nossa cidade. Tenho certeza de que essas ginastas trouxeram na bagagem ainda mais experiência, garra e determinação para os próximos desafios que virão”, afirmou.

 

Confira os resultados: 

 

Categoria Infantil 2 

Aparelho: Mãos Livres 

1º Lugar: Dandara Vitória Santana Alves 

  

Categoria Infantil 2 

Aparelho: Bola 

1º Lugar: Camila Fernandes Braga 

2º Lugar: Tharsilla Eduarda Lopes Silva 

 

Categoria Infantil 2 

Individual Geral 

1º Lugar: Camila Fernandes Braga 

3º Lugar: Tharsilla Eduarda Lopes Silva 

 

Categoria Juvenil 2 

Aparelho: Bola 

3º Lugar: Lorena Gabriely Guimarães 

 

Categoria Juvenil 2 

Aparelho: Maças 

2º Lugar: Sofia Ferreira Vitório 

3º Lugar: Lorena Gabriely Guimarães 

 

Categoria Juvenil 2 

Individual Geral 

2º Lugar: Lorena Gabriely Guimarães 

3º Lugar: Sofia Ferreira Vitório 

 

Equipe Técnica: Ariene Righi Gonçalves, Marcelle Carolina Domingos, Ana Clara da Cruz Ferreira e Samuel Seixas. Coordenadora de ginástica: Edna Guimarães