O governador Mateus Simões encerrou, nesta quarta-feira (24/6), sua participação na Semana de Ação Climática de Londres (London Climate Action Week 2026), um dos principais fóruns globais voltados à implementação da agenda climática. Ao longo de três dias de atividades, a delegação mineira reforçou o posicionamento do Estado como referência em governança climática, transformação digital e desenvolvimento sustentável, ampliando o diálogo com governos, investidores e instituições internacionais.
No último dia da programação, Simões participou do painel “Climate Disinformation: Start, Stop and Scale”, que reuniu lideranças internacionais para discutir os impactos da desinformação climática e os desafios impostos pela disseminação de informações falsas em um contexto de eventos extremos e transformação digital.
“Desinformação é um problema, seja em saúde pública, seja na pauta climática, tanto no que diz respeito a como o clima vem se alterando, quanto a soluções que a gente tem disponíveis para reversão ou interrupção deste processo. Então, fechando a nossa participação na Semana de Ação Climática de Londres, temos a alegria de saber que a gente mantém a posição de referência nacional entre os estados em políticas climáticas”, salientou o governador Mateus Simões.
Durante os debates, o Governo de Minas apresentou experiências que vêm consolidando uma governança baseada em ciência, transparência e tecnologia. Entre os destaques estiveram o Sistema de Meteorologia e Recursos Hídricos de Minas Gerais (Simge), a Infraestrutura de Dados Espaciais do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (IDE-Sisema), a Plataforma MRV Climático e o sistema MG Florestas, baseado em blockchain, iniciativas que fortalecem a integridade da informação e a confiança pública.
Ao término do painel, o governador participou da gravação de um vídeo institucional promovido pelo Climate Group, reforçando o papel dos governos subnacionais na implementação das ações climáticas e na construção de soluções concretas para adaptação e desenvolvimento sustentável.
Governos estaduais
A edição de 2026 da Semana de Ação Climática de Londres (London Climate Action Week) ocorreu em um contexto marcado pelo legado da COP 30 e pela crescente importância dos governos estaduais na implementação das políticas climáticas.
Os debates concentraram-se em financiamento climático, adaptação, segurança energética, minerais críticos e mecanismos de transição para uma economia de baixo carbono.
Minas em destaque
Ao longo de três dias, Minas Gerais buscou consolidar sua inserção internacional e ampliar oportunidades de cooperação e atração de investimentos associados à economia verde. Com ativos estratégicos nas áreas de energia renovável, bioeconomia, minerais críticos, infraestrutura resiliente e finanças sustentáveis, o estado tem se posicionado como uma das principais plataformas latino-americanas para a implementação da transição energética e da agenda climática.
Para o secretário de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Lyssandro Norton Siqueira, a participação na London Climate Action Week reafirma a capacidade de Minas Gerais de transformar políticas públicas em resultados concretos.
“A agenda climática global entrou em uma nova fase, em que a capacidade de implementação se torna tão importante quanto a definição das metas. Minas Gerais tem demonstrado que é possível combinar desenvolvimento econômico, inovação tecnológica e sustentabilidade. Encerramos nossa participação em Londres fortalecendo parcerias e mostrando que os governos subnacionais têm um papel decisivo na construção de soluções para os desafios climáticos”, afirmou.
Além do governador Mateus Simões e do secretário da Semad, Lyssandro Norton Siqueira, a delegação mineira contou com a participação da superintendente de Qualidade Ambiental e Mudanças Climáticas da Semad, Renata Araújo.